quarta-feira, 4 de novembro de 2009

U2, 28/10/2009

Com uma semana de intervalo, o que dizer do show da melhor banda do planeta (da atualidade)? Tudo é "ão", de babar e deixar aquele sorriso na cara por muito, muuuuuuuuuuuuuuuito tempo. Até agora, só de lembrar. ;-) O "iiiiiiiiiiiii" do ouvido passou no outro dia.

É claro que já tinha visto o palco via foto e vídeo por todo lado. Ao vivo, car***o!!! Gigantesco, orgânico e tudo aquilo que você leu por aí. E quando as luzes estão acesas não dá muita noção do que vai aparecer, se aquele troço sai andando... Além dos efeitos de luz, aquilo 'tá recheado de gente que cuida das tecnicalidades da produção.

Chegamos na tal da Red Zone #2 e confesso que fiquei um pouco decepcionado; pra começar não fica de frente pro palco. "Mas o palco não é circular?" Sim, é verdade, mas tem um "norte" na maioria do tempo. Ficamos bem perto, muito perto. Mas a passarela que supostamente seria usada pr'aquelas transições e interações com o público foi pouco aproveitada pro meu gosto. Pô gente... Sou fã, né? E o fã tem que dar aquela babada de ovo de acordo! Rererererere... Mas o lado ótimo de lá é que tinham uns banquinhos e a Sílvia pode sentar com o Liam de vez em quando pra descansar. Guerreira a patroa! Obrigado por me acompanhar nessas indiadas, amor!!!

A abertura: Black Eyed Peas. UAU!!! Sensacional, viu. Fiquei muito satisfeito com a performance dos caras. Abertura de luxo, primeira linha. Não conheço muito da banda, por isso a grata surpresa. A tal da Fergie canta muito; algumas músicas ela toma conta e pronto. Baita show. Teve ainda umas sacadas com a dança do robô e muito sampler: anos 80 total! Faltou só as roupas fluorescentes. Ou não?

Tivemos já uma pequena amostra do telão. RAPAIZ!!! Quanta tecnologia naquilo... É um telão em forma de barril que fica pra cima e pra baixo, encolhendo e estendendo que nem uma sanfona. Opa, me adiantei. Rererere... E eu achava que aquele da PopMart era bom demais...

Encerrada a abertura, aquele tempinho pra o pessoal se reorganizar... As luzes vão embora, gritaria geral e tudo começa com David Bowie ("Ground Control to Major Tom"). Nada mais apropriado!!! Viagem completa começando, palco com aparência de nave-mãe do "Guerra dos Mundos". Excelente escolha! Aliás quem escolhe as músicas de abertura dos shows deles tem o macete de acertar o tom pra grande chegada. Que momento! Cabelos de pé.

Chegam chutando tudo os 4! Disco novo, disco novo. Valorizaram bastante o NLOTH e só não cantaram "Stand Up Comedy" porque acho que cansaram dela. Rererererere... Também não teve "Fez...", "White as Snow" e "Cedars...". Gostei muito do embalo deles com o trabalho recente, empolgados. O remix de "I'll Go Crazy..." foi uma viagem só! Depois que liberaram trocentos remix de "Even Better..." e "Discotheque", essa é a próxima premiada. Será que vai ter "Hexadecimal Remix"? :-)))

No momento político-social, rolou parabéns pro Bill Gates - o cara tem uma fundação gigante com a esposa -, teve o bispo Tutu falando da campanha na África com um discurso brilhante que foi a deixa pra "One" (os ingressos da Red Zone foram leiloados pra essa campanha) e o pessoal abraçando o palco com as máscaras da ativista burmesa Aung San Suu Kyi, que está presa por mais de 10 anos (acho) por defender suas posições políticas em Myanmar (ou Burma). Uma espécie de Nelson Mandela do sudeste asiático. Mr. Bono sempre dando sua espetada e clamando por atenção extra pra essas coisas que incomodam e incomodam muito pela ausência de justiça, principalmente.

Das clássicas só senti a falta de "Pride". Eu escutaria por horas aquele solo de "Bullet the Blue Sky", mas não rolou também. SNIF! "Sunday...", "I Still...", "With or...", "Where the Streets..." fizeram as vezes dos tiozões e adoradores da fase pré-Achtung. Pra mim 'tá ótimo, mas fã que é fã sempre acha que faltou "aquela daquele". Rerererere... Detalhe é que "Beautiful Day" já está no mesmo panteão de "Until the End..." e "One". Neoclássica!!! Pelo menos na escolha da audiência. Não, nada de Zooropa, nem de Pop. SNIF!

Alguns detalhes sórdidos: bem na hora que o Bono foi elogiar os técnicos, rolou uma microfonia! Rererererere... Acho que também por ser o último show de 2009, a voz deu umas falhadas. Coisas microscópicas dada a ordem de grandeza do evento. Ahhh... E tinha uma "jovem senhora" perto da gente que ficou com as mãos nos ouvidos durante muitas músicas. :-))) Comédia!

Como escrevi na outra postagem, se você tiver a oportunidade de ir ao show deles, não perca! Mesmo não sendo muito fã, vale o ingresso e você vai se lembrar daquele música que era trilha sonora da novela tal. Essa foi minha terceira participação. Segunda da patroa, primeira do Liam. Pra mim o show de 2006 foi o melhor, seguido desse e na rabeira vem o da PopMart em 1998. Mas todos eles são nota 10. Ano que vem tem em Seattle... Será que o Liam anima? Rererererere... Acho que ele gostou do evento.

Adam, Bono, Edge e Larry pra presidente! U2 na veia! As fotos eu posto amanhã. Desce o pano.

Abraços!

2 comentários:

D. e CM. disse...

Fiquei arrepiada so com a descrição do show
Vcs vao para o de Edmonton ano que vem?
Estaremos la se D-us quiser!

Aproveitem a querida Vancouver, estamos com saudades dai e do Stanley Park! :-)

Tudo 'di baum'

Danielle

Unknown disse...

Nem sei por onde comecar.

Primeiro, nao tenho mais onde guardar tanta saudade q tenho de vcs.

Segundo...

Ja comprei, vi, li, ouvi, baxei, vi ao vivo no Youtube, mas nunca eh demais. Too much is not enough.

Acho q Space Oddity ficou perfeita, mas tinha de ter FEZ tb na abertura. Depois Breathe.

No Line, Unknown caller e Get on your boots ficaram especialmente fantásticas. The future needs a big kiss.

Como eu sou fominha por novidade, e doente por esses surtos criativos deles a lá 90's achei o setlist mais q magnificent ;-)
Mas faltou Cedars junto de Unforgettable Fire.

Inevitavel comparar c a PopMart. Ja disseram por ae q essa tour devia chamar U2 - Revenge of the PopMart. Astonishing.

O resto, indescritivelmente perfeito. Pena nao ter Stand up Comedy antes de Ultraviolet. Ia ser arrebatador.

Black-eyed peas suck.

Bjo.
Berte on the horizon - esperando o Unforgettable Fire Super Deluxe Edition chegar e o futuro Songs of Ascent vazar na web.