terça-feira, 17 de novembro de 2009

Novas exceções ou regras, você escolhe (1)

Como mencionei minha chatura crónica (como em Portugal, "crônica" no Brasil) com o português, resolvi encarar o tal do acordo ortográfico... Algumas coisas ainda estão me deixando contrariado, mas lei é lei, né? Tem que cumprir e a partir de 2013 a "norma culta" vigente vai ser com a tal da regra/exceção nova.

O detalhe é que esse acordo foi elaborado em 1990! Rerererere... Só resolveram implementar agora, vai entender. Parece até projeto de TI. :-O Que feio! A intenção é das mais nobres - unir todos os países por um só idioma! E divulgar também nossa língua, porque não? Agora, o que tem de português chiando que estão "abrasileirando" tudo, não 'tá no gibi. Rerererere...

Eu acho mudanças válidas sim, ainda mais que língua é uma coisa viva. Agora, tenho que concordar também com alguns críticos que mencionaram, por exemplo, o baita prejuízo do mercado gráfico que vai ter que revisar todos os catálogos... Mas ao mesmo tempo isso cria emprego. Agradar todo mundo é impossível mesmo.

Qual a melhor forma de aprender? Escrevendo, no meu caso. Vamos então à primeira delas:

- Acabou o trema!!! BUÁÁÁÁÁÁ!!! Eu gosto do bichinho. Quero ver agora as professoras diferenciarem as pronúncias. :-))) Se bem que 'tá mais que provado que a gente "fotografa" as palavras e raramente lemos sílaba por sílaba.

Exemplos:

Lingüiça, aqüífero, cinqüenta, seqüência, tranqüilo e lingüística.

Passaram a ser:

Linguiça, aquífero, cinquenta, sequência, tranquilo e linguística.

Mas o detalhe, hein: se a palavra for derivada de nome próprio, o trema fica conservado: Krüger - krügeriano, Schäfer - schäferiano.

Descanse em paz, trema.

Abraços!

Nenhum comentário: