quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Remembrance Day

Acho que a melhor tradução seria "Dia dos Veteranos", como é chamado nos EUA. A maioria do pessoal usa a flor da papoula (uma "parenta" daquela do ópio) na lapela. Essas flores cresciam nos campos de Flanders (Bélgica), onde muitos dos soldados mortos na primeira guerra foram enterrados.

Então às 11 horas do dia 11 do 11º mês de 1918 o armistício foi assinado. Quem sacramentou o feriado foi um tenente-coronel do corpo médico canadense que fez um poema a respeito dos campos e suas flores.

Guerra é um troço estúpido, não tenho dúvidas disso, mas depois de ler um pouco mais, passei a respeitar pelo menos aquelas pessoas que põe o delas na reta pra trazer um pouco de paz de espírito até pra elas mesmas. Não deve ser fácil ver seu país invadido ou tomado por uma força interna hostil e ficar alheio; dentro da própria Alemanha existiram forças contrárias ao que ocorria, da mesma forma que muitos franceses foram aliados dos nazistas. Imagina só o cara que sai de sua casa pra ir lutar em um outro continente... Burro? Talvez. Herói? Pode ser que tenha sido pra muitos.

Nota 0 pra guerra, mas nota 10 pr'aqueles que se envolvem com o coração nela. A estátua da foto é uma homenagem aos trabalhadores da Canadian Pacific Railway que tombaram na primeira guerra. Fica na frente da estação Waterfront em Downtown.

Abraços!

Nenhum comentário: