segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"Isprito" Olímpico


'Taí... Gostei do Rio 2016. Notícia velha já, mas dada a tamanha empolgação, resolvi comentar um "cadim".

Talvez pode ser um pouco demais pro Brasil, porque a Copa de 2014 já vai ser lá. Mas o que seria demais? Muito bom? Ruim? Falta disso? Passando aquilo? Nenhuma das anteriores?

Eu acho que vai ser uma baita oportunidade pro Verdelindo. Acho que não existe melhor forma de se incentivar vários projetos periféricos a dois projetões desses. Fazer um bem-casado de Copa-Olimpíada com uma série de inovações e renovações, principalmente em termos de infraestrutura. Quando é que uma coisa dessa magnitude vai acontecer de novo, com bilhões de pessoas (e de doletas) com a atenção voltada pro Brasil?

É claro que sempre existem as prioridades: saúde, educação, segurança... "Ahhh... Mas vão investir num troço supérfluo desses ao invés de ajudar o povo!" Vai ser essa cantilena pelos próximos 6 anos, anota aí. O que mais se teme é a corrupção, os desvios que VÃO HAVER com tais eventos. Calma lá, gente!!! Já 'tá começando o troço pensando assim? Vamos ser positivos e mostrar que o Brasil tem cacife pra botar essa roda pra girar, por favor!!! Se essas coisas vão acontecer, esperamos que não, mas deixa a coisa fluir primeiro pra pelo menos os projetos saírem do papel. AFFF...

Em Vancouver não poderia ser diferente a discussão. O maior problema da província? Os sem-teto. Como já falei disso aqui em várias ocasiões, acho que vocês já estão por dentro dos fatos, mas resumindo em pouquíssimas palavras, estima-se que por volta de 3.000 "homeless" fazem das calçadas as suas moradias em Vancouver. É de assustar os desavisados.

O detalhe é que estão estimando que essa cifra pode aumentar mais ainda em 2010. Porque? Custo de moradia nas alturas e uma razão meio óbvia, mas não faz tanto frio do lado de cá... No geral, o lado oeste da América do Norte se tornou um refúgio - em Los Angeles são 90.000.

"Mas vai investir em Olimpíada ao invés de ajudar os sem-teto?" Disparate total pra alguns. Só acho que se pensarmos desse jeito vai ser difícil dar algum salto qualitativo sem nenhum gancho. Vão gastar bilhões com 2010? Sim, mas esquecem de dizer que que isso também vai buscar $$$, ainda mais pra um lugar que vive de turismo que nem é a Colúmbia Britânica.

Três exemplos?
(1) O Maracanã foi elaborado pra acolher a Copa de 1950 e hoje é uma das maiores referências nacionais.
(2) A primeira linha do Sky Train (Expo Line) foi concebida pra servir de vitrine na Expo'86, cujo tema era transporte.
(3) Poucos meses atrás foi inaugurada a Canada Line justamente por causa de 2010 e já virou o novo motivo de orgulho da cidade.

Alguém aí 'tá reclamando de um sistemão de trens urbanos pra lá de eficiente e de um marco do esporte mais popular de um país?

É esse tipo de coisa que devemos esperar de 2014 e 2016. O cartão postal do Brasil precisa desse respiradouro; tornar a Baía da Guanabara um lugar limpo? Tirar o Galeão do ostracismo? Implantar (finalmente!!!) uma barca de São Gonçalo pro Rio? Devolver ao cidadão da Cidade Maravilhosa o direito de ir e vir? Acho que 'taí o impulso pra botar o Rio de Janeiro de novo nas paradas de sucesso do Brasil, porque pros gringos o Rio ainda é a vitrine maior da brasilidade. E isso que só falei do Rio. 2014 é pra correr todo o território!

Vamos botar fé gente! Só tem que dar certo e quem sabe o Brasil passa a ser reconhecido por ter tido a melhor Copa do Mundo e a melhor Olímpiada de Verão? Eu 'tô confiante.

Abraços!

3 comentários:

D. e CM. disse...

Eu também espero que a dobradinha Copa -Olimpiadas dê jeito em algo.

Digo isto porque, ao ver o PAN, tudo lindo maravilhoso naquela época...depois que acabou, sim ficou o legado...estadios, centros esportivos mas continuou a falta de investimento no atleta, na base também aumentou a violência etc. Parece que na epoca de jogos fazem alguns 'acordos' com traficantes, só pode. Porque bastou acabar que voltou arrastão, assalto as linhas vermelha, amarela... fora outras coisas de que, so mesmo quem é obrigado a ir por la...tem que passar por lá, presencia.

Bem, Graças a D-us verei estes jogos só pela Tv, pois de como moramos no Estado do Rj apenas por causa de trabalho, não quero mais voltar lá depois de me mandar para o Canada em janeiro...

É isto,tudo de bom pra voces ai em Van, esta cidade sim... maravilhosa.

Danielle

Chocólatra disse...

É, apesar da nossa credibilidade no Brasil ser bem baixa, não podemos começar jogando pedra, temos que acreditar em alguma coisa! Espero mesmo que a transparencia olímpica, já instityuida pelo estado do RJ, que promete mostrar todos os gastos feitos com as Olimpíadas, seja mesmo verdadeiro! Espero de coraçao que isso sirva pra fazer melhorias na cidade e melhorar os índices do Brasil!
Vcs estao nos devendo uma visita aqui no morro! Fala pra Sylvia que farei coxinha pra ela! Me digam qdo é melhor pra vcs!
Abraçao!

Rav disse...

Gleydin, eu tb acredito e MUITO que vai ser uma mega dobradinha de sucesso. Lógico, apesar de termos várias necessidades por essas bandas ainda acho que para uma criança viver feliz é preciso festejar seus aniversários e não só dar um roupa porque precisa se vestir. E mais, para que uma casa se levante o dono precisa ter espírito para mantê-la erguida. Para mim, o brasileiro precisa erguer seu espírito, aquela mega dose de auto estima sabe? E essas festenças vão nos ajudar a comemorar nossa brasilidade. Bjinhos,