quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Notícias, informações, ocorrências e eventualidades

Oi! Daqui a pouco vai ficar complicado achar mais sinônimos pro título do post, se ficar nessa. Rerererere... Vou mandar mais algumas no estilo dos anteriores:

- não gente... Ainda não... :-)

- falando lá da filmagem que acabou na outra semana, um fato positivo é que todos têm uma boa lembrança do Brasil devido ao filme "Cidade De Deus". "Awesome!!!" é a palavra que escuto sempre a respeito. E entre os profissionais da área, aceito sim como um elogio. Aí, é claro, vem sempre a pergunta depois: "mas no Brasil as coisas são daquele jeito mesmo?!?"

- ainda naquele assunto dos últimos tempos, fui a várias consultorias nas últimas semanas fazer uma triagem com o povo do RH. Aqui eles assumem claramente o papel de meros atravessadores, não tem meia conversa. Agências de emprego mesmo. Diferente de algumas na nossa terrinha, que ficam pagando de paternalistas, cheias de "benefícios" para o consultor. Não são todas, viu! Que fique claro, antes que eu seja malhado. Rererererere...

- estamos espantados aqui com o preço do sabonete. 3 barras de um "marromeno" não saem por menos de C$ 3.50!!! Vai ver é até por isso que... Deixa pra lá! :-)

- cena chocante que já presenciamos um par de vezes aqui são algumas pessoas com a fobia de serem tocadas... Credo!!! Uma das vezes que eu vi isso foi em um trem lotado; a senhora parecia um bicho acuado, que coisa triste. A fobia atende por um nome ainda mais estranho - hafefobia.

- as instituições bancárias aqui não têm os supostos "avanços" que temos no Brasil; caderneta de poupança, por exemplo, funciona que nem quando a Caixa Econômica fazia propaganda: não se esqueça da data da sua poupança! Não 'tô dizendo que é vantagem, nem desvantagem; aliás, até acho que temos todas essas "benesses" no sistema bancário brasileiro pra "facilitar" uma série de "operações". Putz! Quanta aspa! Rererere... Não é à toa que toda semana os caras anunciam lucros recordes de zilhões de reais. Pois é...

- falando em Brasil, política e tals, continuamos na mesma, né? Que maravilha aquele congresso nacional (em minúsculas mesmo)... 'Tava até falando com a Sílvia um dia desses e divagando porque é que os políticos não tem carisma nenhum atualmente; fico vendo a veneração a algumas figuras tipo Winston Churchill, Juscelino Kubitschek, Abraham Lincoln, Lester Pearson (daqui) e me pergunto: será que tudo caiu mesmo no valão ou nos tempos idos esse tipo de lama não vinha à tona? Acho que nunca vou saber. Rerererere...

- uma coisa que ainda não me acostumei direito nessa terra é beber água da pia... Sempre vou com meu copo do Batman lá e penso que "aquilo é água da pia". Pra quem é local, não faz nenhuma diferença. Inclusive algumas das águas vendidas em garrafa plástica vem com a frase no rótulo: "água da pia tratada"! Ai, ai... Água mineral aqui só importada.

- meu Deus!!! Chocante o porão de uma casa que o pessoal do filme arrumou pra fazer umas cenas de tortura... Era pra ser bem macabro mesmo, escuro e cheio de teia de aranha, aquelas coisas de filme de suspense/terror. Mas o que me deixou de orelha em pé mesmo foi a quantidade de cacareco que tinha no lugar... NOSSA!!! Perto daquilo lá, eu nunca juntei nadinha!!! Tinha umas 2 geladeiras, máquina de lavar, secar, fogão, lâmpada velha, peças e mais peças de computador, sofá, almofada, mesas e cadeiras de toda sorte... Isso tudo acompanhando uma camada de poeira de 1/2 centímetro. Afff... Detalhe que já vimos essa "juntação" de lixo também fora das casas, em frente das garagens. Não vou fazer isso nunca, prometo!

- além de todas as coisas boas que não me canso de falar da nossa nova terrinha, outra que tem me deixado babando é o atendimento ao público. Sempre tenho uma boa surpresa nas lojas, restaurantes e bares que resolvo entrar. Que primor, que atenção! A concorrência é gigantesca, sem dúvida, e os caras não estão pra brincadeira. Estão ali pra facilitar tudo o que puderem pra você. Nota 10!!!

- mais de cinema, acabou também meu outro voluntariado no Festival Latino Americano. Consegui ver 2 dos 3 filmes brasileiros: "Os 12 Trabalhos" foi bacaninha (6/10), nada especial... Achei que exageraram nas cenas que o protagonista está sobre a moto; já "O Cheiro Do Ralo" foi nota 10/10! Rererererere... Só de o filme ser com o Selton Melo é sinônimo de sucesso. O cara é muito bom! A história é absurdamente hilária, mas com um humor bem negro. Esse eu recomendo. Agora com o Vancouver International Film Festival (VIFF) vamos ter mais 4 filmes brasileiros - ou quase. Quase porque uns são co-produções.

- observando os hábitos culinários de diversas culturas presentes, acho que no fim das contas somos só nós brasileiros mesmo que não gostamos tanto assim de pimenta e afins; se bem que alguns lugares do Brasil como a Bahia e interior de Minas Gerais tem gente que se mata por uma pimentinha bode. Sei lá... Deve ser só eu mesmo, pelo visto.

- estava eu no Porto um dia desses no controle da fila da imigração e trombei com um casal cujos passaportes eram de Malta! Malta!!! Agora só preciso ver de Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco e San Marino! Rerererere...

- fim de semana que passou fomos até a Vancouver Art Gallery pra dar uma olhada na exposição "De Monet A Dalí". Sem palavras, viu... Você estar ali, cara a cara com verdadeiros divisores de águas de tendências artísticas é um troço que dá um friozão na barriga!!! Tinha (claro!!!) Monet, Manet, Cezanne, Rodin, Courbet, Delacroix, Gauguin, Van Gogh, Matisse, Picasso, Dalí, ... Eu fico só imaginando o que não deve ter em museus como o Louvre, o Metropolitan e o Hermitage... Ainda chego lá!

- finanças de novo: se a gente quase já não usava papel-moeda no Brasil, aqui então isso é um item quase desnecessário; tudo, tudo mesmo pode ser feito via cartão de crédito! Até pagamento de serviço de repartição pública! É sério!!! Din-din mesmo só em casos muito especiais, como por exemplo, quando você vai botar uma carta no correio e fica com vergonha de passar C$ 0.70 no cartão! Rererererere... Fora isso, é bom mesmo tomar cuidado com a "navalha", como diria o Cazuza.

Desculpem a demora por "velhidades". Prometo outro post com foto. Abraço!

3 comentários:

Dave Dick disse...

You're in Vancouver! Cool to see. Thanks for stopping by the blog - I appreciate the comments :)

Anônimo disse...

Olá Silvia e Gleydson,

Li o blog de vcs hj, de cabo a rabo..rs..

achei bastante interessante a maneira como vcs estão retratando a vida por ai...

tenho o msm sonho...mais ainda um longo caminho pela fte...
como já estive em calgary por algum tempo... faço idéia do que vcs estão sentindo...

Parabéns, pelo ótimo começo, e continuem escrevendo!!

Já estão adicionados ao meu "Favoritos".
Prazer em conhecê-los.

leocordeiro.23@hotmail.com

Tais disse...

Ai-ai!! Ler o BLog de vcs é passar vontade e ficar com uma inveja (da boa, claro!!!)
Aproveitem bem, tá?
Até mesmo a "agua de pia" hehehe
Bjs e saudades ....