sexta-feira, 9 de julho de 2010

Mais um passo

3 anos e alguma coisa já se passaram - e eu ainda "devendo" o post "Brasil x Canadá" - e finalmente a gente deu a entrada no nosso processo de cidadania canadense! ÊÊÊ!!! Foi uma pequena correria, porque os papéis já estavam prontos desde 2a feira e eu queria dar vazão nisso logo. Tiramos as fotos ontem - 10 minutos no London Drugs - assinamos tudo e pumba. Cheguei no correio faltando 6 minutos pra fecharem.

Chegamos por aqui dia 27 de março de 2007. Mas aí tem que descontar os dias que ficamos fora do país - 82 na minha conta, 83 na conta da página da imigração - e então preencher 2 formulários simples e tirar cópias de documentos. Pra poder entrar com o processo você tem que ser residente permanente no Canadá e estar fisicamente presente pelo menos 1095 dias em 4 anos. Esse processo é muito mais baba que o de vir pra cá, nem se compara.

Pra que ser cidadão de um outro país? Bom, primeiro que pra ser cidadão canadense não precisa abrir mão da cidadania brasileira; e segundo que o passaporte canadense facilita bem a vida de quem quer viajar. De resto ser cidadão e residente não tem lá tanta diferença na vida prática. A gente vai poder votar e não poderemos mais ser deportados pro Brasil. Rererererere... Tem lá suas vantagens. E tem outra, né: se escolhemos que essa vai ser nossa casa daqui por diante, porque não?

Só reitero isso porque já ouvi casos de pessoas que estão aqui há 20 anos e nunca procuraram saber disso. Estão felizes assim e com 400 e poucos dólares a mais na conta. Sim, pra se inscrever (ou pra "aplicar", como o chato aqui não gosta! Rererererere...) são 200 doletas por pessoa. Talvez seja por isso que esses residentes de longuíssima data não queiram participar mais. :-)

Depois disso tem a famosa prova sobre conhecimentos gerais a respeito do Canadá, que pelo que já vi, é mais pra ver mesmo se você leu o tal do livro pelo menos uma vez e sabe inglês ou francês. Voltando ao parágrafo anterior, por incrível que pareça, acho que essa deve ser a principal razão. Tem gente que ainda se espanta por causa disso, mas, por exemplo, pra ser cidadão brasileiro tem que saber ler e escrever em português. Fácil! :-P

Agora é mais um processo de espera até mandarem outra cartinha dizendo o dia do teste.

Abraços!

4 comentários:

Sua vontade disse...

Sao muitos os bons motivos pra tornar-se cidadao canadense, mais eu acho q vcs ganharam um motivo pra la de especial, raro e precioso. O fato do Liam ja ter nascido cidadao canadense, esse e um motivo nobre. Entao, filho com dupla cidadania, pais tambem.
Parabens pra vcs que tem perseverado ao longo destes 3 anos.
Vou ficar de olh nas datas e quem sabe no july first do proximo ano, vamos comemorar com muito pao de quijo rsrsr


Abraçao, Neuzinha

Camila disse...

Mto bom que já "aplicaram" (só pq vc gosta kkkk). Tb não entendo pq algumas pessoas não pedem a cidadania :S
Até chegar o nosso dia... demooooora ainda hehehe

Abraços.

Sandro e Família disse...

Oi familia,

Parabéns por essa grande conquista que é o pedido da cidadania, e como já passamos da metade do numero magico de 1095 dias continuamos na contagem esperando chegar o dia feliz de pagar os 200 doletas por pessoa.

Abraço

Charles disse...

Grande Gleidyn! Parabéns por mais este passo! Que bom que voces estao super bem por aí.

Que Deus abençoe esta familia, e obrigado pelas dicas.

Com a sua empolgação, acabei me agilizando e mes q vem estamos indo para a australia, nosso PR saiu dia 22/06 e embarcamos dia 07/08.

Grande abraço
ve la
genesisdozeum.blogspot.com