quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

As Olimpíadas de Primavera

É... Chegaram, finalmente. Amanhã começa oficialmente toda a máquina olímpica em Vancouver. Nós demos uma sorte danada e eles deram um azar do cão! Nós = residentes que não esperam que faça um inverno que nem o de 2008-2009; eles = pessoal organizador do evento que gostaria que fizesse um inverno ainda mais rigoroso que o passado. Nesse "inverno" teve dia de fazer 14 graus POSITIVOS! Rererererere... Em um dia chuvoso como hoje se espera que esteja nevando igual nas montanhas, mas as temperaturas estão bastante elevadas pra tal. Pra quem 'tá pegando o primeiro inverno e achando muito gelado, conversem com quem pegou 60 cm de neve no Natal passado. ;-)

Agora, a cidade... Hmmm... Como 'tá empiriquitada e cheia de sinalização pra todo lado. Até as mensagens do Sky Train são olímpicas, anunciando os locais de prova e como se faz pra chegar até eles, com as transferências e tudo. Pelo menos agora "corrigiram" o nome das estações nas mensagens: o que antes era "Joyce" agora virou "Joyce-Collingwood". O detalhe é que a estação SEMPRE se chamou "Joyce-Collingwood". O mesmo vale pra "Stadium-Chinatown". Rerererere... Sou um chato declarado, então vocês já conhecem.

Voltando à sinalização, outra coisa que me impressiona - só pela imaginação, porque não vi nenhuma declaração de contas - é a quantidade de $$$ que gastaram pra, por exemplo, colocar aquelas capinhas nos parquímetros das vias principais de Downtown! TO-DOS!!! Só pra avisar que não se pode mais parar por ali. Ahhh... Depois tem o custo de tirar as capinhas de lá, né? :-))) Nossa, eu ouço falar que o$ número$ de$$a brincadeira estão estourados desde muito tempo, mas quando você vê as coisas sendo implementadas dá pra ter uma noção vaga que fizeram mesmo o que tinha que ser feito, com o dinheiro que não tinham provisionado. Já ouviram falar de obra superfaturada? Essa é uma versão olímpica canadense! Rererererere... Isso porque dei o exemplo só das capinhas dos parquímetros. Pra quem der uma voltinha em Downtown, vai ver que isso é só aquele grãozinho de areia na praia. Já contei que estão "importando neve" porque não neva aqui?

Talvez seja esse o mal de tanta profissionalização: gente de um lado querendo vender o "espírito olímpico", gente do outro lado lucrando com o mesmo e tem ainda quem 'tá no meio mantendo ele vivo e rezando pro Barão de Coubertain não estar virando no caixão. Não quero ser um daqueles "pregadores" que esse tipo de coisa é ruim, muito pelo contrário; só acho que aquela ilusão de que o pessoal 'tá realmente "vestindo a camisa" eu não tenho mais faz tempo. Sabe o jogador de futebol que chega em todo clube e beija o escudo e tal? Amor pelo clube? Deixa de pagar o salário dele pra ver. A motoniveladora olímpica não é diferente de qualquer outra empresa. Pra dar mais um exemplo, o McDonald's, um dos patrocinadores, exigiu que em um dos pavilhões o pessoal retirasse o anúncio de venda de "burguers". Peraí, né? Patentearam agora aquele montinho de carne prensada e feita na chapa? Direito olímpico adquirido! Credo, gente... Até parece que o espírito olímpico me abandonou! :-P

No fim das contas eu torço mesmo é que tudo dê certo, é um momento único estar em uma cidade sede, acho até que os calçadões deveriam ser implementados com mais frequência, já que ninguém consegue estacionar em Downtown mesmo! Gosto de ver todo mundo uniformizado, vermelho e branco pra todo lado. A quantidade de crachás à mostra é pra impressionar qualquer Bozó e deixar o Severino com dor no pescoço! Muita, muita coisa mesmo pra se ver. E tem até umas competições, que eu fiquei sabendo. Rererererere... Vancouver (=Downtown) 'tá mais que estrumbada e, claro, só se fala em hóquei. Um especialista no assunto me disse que na verdade a competição olímpica é mais importante que o campeonato mundial porque a NHL para e os atletas vão pra Olimpíada, o que não acontece nos mundiais; e os profissionais participam desde 1998. Todo mundo "very excited" pra ver os grandões no gelo.

Boa Olimpíada a todos! Go Brasil!!! Vai Canada!!!

P.S.: a charge eu tirei do Metronews de ontem.

2 comentários:

Sua vontade disse...

Como diria o velho Galvão Bueno "tudo pronto no maracanã, ops! em Vancouver". O negócio agora é curtir o momento, depois nossos impostos pagaram a conta rsrsr ainda mais que a partir de junho, vamos pagar 12% sobre tudo.(si isquici como chama essa junção do imposto rsrs).

Inté, neuzinha

Julio Samico disse...

@Sua vontade, é HST, vão harmonizar os nossos bolsos. Hauhauha.

Qto ao post, muito bom! Parabéns. Eu tbm me sinto assim, desprovido dessa crença de espírito olímpico, ou de qualquer ilusão de que o dinheiro será posto em segundo plano quando se trata de negócios extremamente lucrativos.

De qualquer forma, boa olímpiada para todos nós, seja pela tv ou ao vivo!