quinta-feira, 9 de julho de 2009

Canadá x Brasil ou Brasil x Canadá (ano II)

Quero manter pelo menos essa tradição blogal... Ano passado teve também, pra quem quiser comparar. Já vão quase 3 anos, eu sei, mas antes tarde que mais tarde. :-P

Trabalho

Depois de quase 2 anos de empresa, carteira assinada e tudo mais, não tenho absolutamente nada do que reclamar. Momentos de tédio e excesso vão existir em qualquer lugar. Os excessos aqui são raríssimos, devo mencionar. E, apesar da baixada que deu na receita da maioria das empresas da América do Norte no geral, nossa empresa tomou medidas muito bacanas pra evitar aquelas demissões em massa. Essa é fácil:

Brasil 0 x 1 Canadá

$$$ (e/ou Bancos)

Em termos de grana, números, incrivelmente eu ganho MENOS no Canadá. Mas, como costumo repetir e repetir, prefiro ganhar 1.000 aqui que 2.000 no Brasil; o capim canadense tem maior poder de fogo; certeza de muito mais diversão com menos. Reitero: estamos falando em termos de números! Nada de conversão.

Bancos? Continuo evitando, mas das vezes que precisamos ter um atendimento mais pessoal, foi mole mole. Nossa gerente é uma excelente profissional, sempre confere com a gente se precisamos de alguma coisa. Quando é que o gerente do seu banco ligou na sua casa pelo última vez no Brasil? 'Tá, se você tem 1 milhãozinho pelo menos na conta, pode ser que tenha tratamento diferenciado. Definitivamente (ENFATIZO!!!) não é nosso caso. Rererererere... Mais um golzinho:

Brasil 0 x 2 Canadá

Dia-a-dia

Tranquilidade! Sem trema! :-) Liberdade, segurança. Você tem a certeza que o imposto que 'tá pagando 'tá sendo investido. E olha que aqui o troço é progressivo! Quanto mais se ganha, mais se paga. Retido na fonte que nem no Verdelindo. Rerererere... Devo informar-lhes que nunca paguei esses valores com tanto gosto!

Falando em violência, apesar de uma guerrinha de gangues que rolou aqui no começo do ano, a área metropolitana de Vancouver continua anoz-luz à frente de qualquer cidade de mesmo porte do Brasil:

Brasil 0 x 3 Canadá

Comida

Isso é pessoal demais, né? Difícil comparar gostos, temperos e sensações de um assunto tão vasto. Ainda mais quando se está disposto a experimentar o que vier pela frente. Recentemente estivemos no Brasil e devo confessar que só sinto falta de todas as guloseimas assim que ponho o olho nelas: coxinha, mandioca frita, churrasquinho da rua, pão na chapa da padaria, etc, etc e etc. Se tenho vontade de comer isso em Vancouver? Desde que não esteja na minha frente, não! Rerererere... Gol pra cada lado:

Brasil 1 x 4 Canadá

Trânsito

Trânsito? Onde? :-) Moramos no miolo da cidade, pra começar. Não temos carro por opção e não pretendemos ter tão cedo; quando queremos dar uma escapulida, alugamos que fica bem mais barato.

Fecha a cortina!

Abre a cortina!

Nessa nossa ida ao Brasil, meu Deus... Como o pessoal é dependente de carro!!! Mas não é porque não queiram usar o transporte coletivo, é porque é muito precário mesmo! Viver em uma cidade que nem Uberlândia, sem carro, é um pé no saco. Tem que tirar o chapéu pr'aqueles que se aventuram nos ônibus todos os dias por lá. AFFF...

Fecha a cortina!

Uma conclusão besta: não importa que trânsito você está, sempre tem os nervosinhos por qualquer besteira, impressionante. O cara demora 1.32 segundo pra arrancar no sinal verde e já leva um buzinaço. Bem, aumentando a goleada:

Brasil 1 x 5 Canadá

TV (Programação)

Continuamos sem TV. E sinceramente não sentimos falta... 'Tá fazendo até bem. Tenho mais tempo pra jogar videogame! Rererererere... O futebolzinho? Sim!!! Tem umas boas almas interneteiras que transmitem praticamente todos os jogos que quiser. Agora sim é que não sinto falta alguma de televisão e sua programação. Continuamos baixando nossas séries favoritas, pegando filmes na biblioteca e indo ao cinema. Então, não fede e nem cheira:

Brasil 1 x 5 Canadá

Sistema de Saúde

Saúde é "de graça" no Canadá? Obviamente não. 'Tá embutido naquele din-din retido todo mês lá no holerite. Mas no Brasil funciona exatamente do mesmo jeito, né? Pois é... Só que você tem que pagar um por fora se quiser um tratamento mais decente; olha só... Aqui na nossa província TAMBÉM tem que pagar um extra. Hmmm...

Graças a Deus somos pessoas saudáveis; o que geralmente o pessoal reclama é do atendimento. Devo dizer que nunca fomos mal atendidos aqui, muito pelo contrário. Já no Brasil, muito médico fica fazendo cara feia porque recebe uma merreca dos planos de saúde, reservando até horários especiais pra quem é conveniado.

Existem todos os tipos de experiências, mas uma coisa é certa: no Canadá, o governador da província, o primeiro ministro, o atendente do 7/11 e o CEO da minha empresa vão frequentar (sem trema) exatamente os mesmos hospitais e clínicas. Se isso não é uma baita vantagem, para (sem acento) que eu quero descer.

Brasil 1 x 6 Canadá

Política

Esse assunto vai loooooooooooooonge... Nem vou ficar chovendo no molhado. Todo dia temos uma "novidade" dessas dos nossos representantes brasileiros... O Canadá não 'tá livre disso não; um dos ex-primeiros ministros 'tava na berlinda um dia desses se explicando porque é que tinha embolsado um qualquer de um lobista. Enfim, política é política e vice-versa:

Brasil 2 x 7 Canadá

Família/Amigos

É... Eles continuam sendo o tendão de aquiles de morar longe; a gente na verdade já morava longe (São Paulo e Porto Alegre antes), mas agora 'tá bem mais longe. :-P Se quiser dar "um pulinho" nas Minas Gerais pra ver os queridos, precisa de pelo menos 4 dias só pra deslocamento. Vem pra cá, gente!!! Apesar que a nossa vida social 'tá cada vez mais agitada; fizemos ainda mais bons amigos nesse ano que passou, graças a Deus, mas o "grosso" ficou mesmo pra trás:

Brasil 3 x 7 Canadá

Clima

Sol nunca foi a minha, digo, passar calor na rua naquela hora de ir trabalhar, sabe? Pegar o busão do lado da janela que 'tá batendo sol, 9:00 da madrugada, parado no trânsito... Não dá! Pra mim calor = férias e só. Até aqui quando chega na casa dos 30 e poucos graus eu já fico bufando. Isso é uma raridade, diga-se de passagem. :-))) Como é bom um friozinho... Ai, ai... Para a MINHA alegria geral da nação.

Brasil 3 x 8 Canadá

Idioma

O inglês vai entranhando cada vez mais na veia, as respostas já vem no "clique". Dificuldades ao telefone já são mínimas, dependendo mais agora só da qualidade da ligação mesmo. :-))) Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, outrossim, não obstante, o português é presença quase constante na hora de maquinar as coisas mais complexas e os detalhes. Ainda! Olha que pra contar de vez em quando o inglês já 'tá "pulando" na frente! Rerererererere...

Brasil 4 x 8 Canadá

Serviços Públicos

Todo mundo 'tá careca de saber e ler que o Brasil precisa de uma desburocratização urgente! A Receita Federal brasileira é o melhor exemplo disso. Imagina vocês hoje preenchendo aquele troço à caneta e mandando via correio? Imagina quem tem que conferir aquilo? PQP! Não dá!!! Mas nosso órgão federal ainda é uma exceção, digno de citação como excelente exemplo. Agora você imagina tudo funcionando que nem a Receita Federal brasileira:

Brasil 4 x 9 Canadá

Praticamente o mesmo placar do ano passado. Um gol a menos pro Brasil somente no quesito "Sistema de Saúde". Uma pequena alteração no item "$$$ (ou Bancos)" que passei pra "$$$ (e/ou Bancos)". Também não quis aumentar os itens dessa vez. E o C.a.n.a.d.i.a.n.d.o. continua sendo a referência primária. ;-)

O que mudou na opinião? Quase que nada, eu acho. O Canadá continua sendo a nossa casa e é isso. Brasil, só a passeio. Nada pessoal, OK? Continuo amando nosso Verdelindo também. A raiz é muito forte.

Abraços!

6 comentários:

Chocólatra disse...

Legal ler essa comparação! Até 2 semanas atrás, de tanto ouvir e falar que Vancouver não é tão frio (comparado a outras cidades canadenses e não ao Brasil como eu inconscientemente associava) achava que era bem menos frio do que tenho visto. Meu marido colocou um marcador de temperatura no blog e eu fiquei passada qdo vi que, em pleno "inverno brasileiro" e pleno "verão canadense" as temperaturas estavam em 25 graus e 14 respectivamente, ou seja, tem alguma coisa errada! rs Agora tô tomando consciencia do frio que vou passar!
Abração

Felipe Rogério disse...

Acho muito legal essa parada de fazer comparações,dá pro pessoal que que ir pro Canadá,ter uma ideia de como são as coisas por ai.
Eu acho que o Brasil tá melhorando,a passos de formiga, mas está.Quem sabe um dia o placar empata!!!
Abraços

Flávia disse...

Olá Gleydson,
Eu acompanho o seu blog a algum tempo...estou no processo, aguardando o dia de ir p/ Vancouver.
Achei muito legal a sua comparação, bem detalhada...
Vc poderia falar mais um pouco do problema de gangues e sobre a quantidade de chuva em Vancouver? Algumas pessoas me falaram disso, mas pelo que leio no seu blog, vc é bem mais realista. Queria saber com mais detalhes como vc vê isso.
Obrigado,
Flávia

Rav disse...

Goleadaaaaaaaaaaaaaaa....bjos.

PRGMELLO disse...

Olá Gleydson,

O ítem clima foi que deflagrou, pra mim a minha vontade de migrar, todo o resto tomei conhecimento depois... Eu não curto calor nem pra férias, aqui no BR costumo tirar férias em AGO/SET pra aproveitar o finalzinho do inverno.

Obrigado pelas informações.
Abraços,
Paulo Mello

antonio disse...

O brasil não tem solução. o crime está fora de controle e os políticos cada vez mais corruptos.
Toda cidade grande rodeada de favelas.