terça-feira, 31 de julho de 2007
Fogo! Fogo!
Já competiram Espanha e Canadá; não é puxando o saco não, mas a apresentação do Canadá foi mais bonita. 25 minutos de luz e muita gritaria em volta. Bonito mesmo!
Começando com as fotos, vimos a apresentação da Espanha de casa - moramos "mal" agora!!! Eita lugar feio do diabo! Hehehehehe... Esses são os barcos se juntando pra um ângulo ainda mais privilegiado. Não vou nem falar do por-do-sol que é sacanagem!
Uma pequena seqüência dos Ibéricos:
Assisti à apresentação do Canadá de do outro lado da English Bay, uma prainha nas vizinhanças de Kitslano. 'Tava estrumbado, mas garanto que na English Bay tinha muito mais gente:
Uma seqüência dos Canucks agora:
Como eu não resisto, uma visão noturna com direito a Lua cheia da nossa sacada... Ai, ai... Vou ficar muito mal acostumado.
Amanhã tem a China! Eles são os pais, mães e avós da coisa. Promete!
Abraços a todos!
domingo, 29 de julho de 2007
"Hmmm... Upgrades!"
O mais legal disso tudo é que a Sílvia está trabalhando a 3 minutos de casa. Eita coisa boa!!!
Para ilustrar, empacotando a nossa mudança:
Já chegando no apartamento novo:
Minha linda fazendo as vezes de chapa:
E eu, outra vez dirigindo o caminhão da U-Haul:
Trocamos essa vista:
Por essa:
E essa:
Por essa outra aqui - acho que melhorou "um pouquinho", né? :-P
Aquelas montanhas ali são no estado de Washington, EUA. A população canadense vive em sua maioria a menos de 300 Km da fronteira entre os 2 países:
Para os nossos amigos Leleco e Carol que conhecem Vancouver e que costumam checar a Katkam, eles tiram as fotos do site desse prédio daí da frente. Estamos bem ou não?
Quando eu disse que a Sílvia estava trabalhando perto, acho que não enfatizei que era MUITO perto!!! Pra provar isso, lá está ela acabando de atravessar a rua pra chegar no serviço. Sim, sim... Aquele prédio é o do escritório dela. Show, hein!!!
Infelizmente só vamos ficar por aqui por 5 meses, mas estamos aproveitando ao máximo! Como conseguimos? Indicação, como quase tudo por aqui; a Sílvia descolou isso através do contato que ela teve com a mentora dela: um casal precisava de alguém pra ficar no apartamento deles enquanto eles iriam passar 6 meses na China trabalhando. Ta-rá! Aqui estamos nós. Eles não queriam perder o apartamento; até entendo agora o porquê disso. Acho que vocês também! Hehehehehe...
Abraços!
P.S.: a frase do título é do Neo em "Matrix Reloaded". ;-)
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Springfield é aqui!
O tradicional luminoso:
Vou contar pra vocês: acho que essa loja nunca vendeu tanto!!! 'Tava completamente tomada!
O Apu de crachá e tudo:
Muito bom! Hehehehehe...
Olha o donut do Homer que já vem mordido (eu comprei uma caixinha e eles são deliciosos...) "Hmmm... Donut!!!" E todos os 7-11 estão vendendo o Squishee, azulzinho que nem o do desenho. Ainda não experimentei.
Eles estão por toda parte!!! Uma coisa esse pessoal faz muito bem, viu: vender é com eles mesmo! Saíram em tudo que é capa de revista e primeira página de jornal essa semana:
Para as lojinhas - http://www.7-eleven.com/kem.asp
Para ser "simpsonizado" - http://www.simpsonizeme.com/ Olha como eu fiquei:
Pra terminar uma das minhas pérolas preferidas:
"Kids, you tried your best and you failed miserabily. The lesson is... Never try!" - Homer. Hehehehehe...
Abraços!
P.S.: lembram daquela lista de países? Adicionem mais esses: Venezuela, Kuwait, Sri Lanka e Cuba. ;-)
terça-feira, 24 de julho de 2007
Outra primeira vez vai ser demais?
Semana passada comecei a trabalhar no cinema. Emprego legal, pessoas legais e já assistimos a dois filmes na faixa graças a ele, não tenho do que reclamar. No primeiro dia quase morri, comecei meu treinamento bem na estréia do Harry Potter, ninguém merece! Mas foi bom porque levei um tratamento de choque logo no primeiro dia. O troço foi tão panque que não consegui dormir à noite (criança se fica muito agitada não dorme, sabem como é, né?).
Pois é, o trabalho no cinema é a noite, e eu segui fazendo aulas de inglês durante o dia. Qual não foi a minha alegria quando na quinta-feira passada eu recebi um telefonema para uma entrevista em um escritório de advocacia! Marcada para a sexta-feira de manhã, eu me cagando de medo, me preparei como pude em 24 horas (sendo que trabalhei das 6 às 11:45p.m.) e cheguei lá com a cara e a coragem.
Todas as entrevistas pelas quais passei antes não eram para um trabalho relativo a minha área no Brasil, então era super complicado ter que ficar pensando em que responder pra fazer a minha experiência jurídica soar mais administrativa e relacionada à vaga. Nesta entrevista eu não fiz isto, era para uma vaga em um escritório de advocacia que lida com imigração, então eu mandei bala na minha experiência jurídica. Falei abertamente dos meus dois anos estudando para concursos públicos e que eu tinha pesquisado o que era necessário fazer para retornar para a faculdade de direito. Não tive que esconder a minha formação nem fazê-la soar diferente. Assumi minha chegada recente e também que inglês não é minha primeira língua (isto eu nunca escondi de ninguém).
Bom, vamos ao que interessa: HOJE FOI O MEU PRIMEIRO DIA! Assinei um contrato de três meses de experiência e vou receber todo o treinamento, eles estão dispostos a me treinar para o serviço, porque eles sabem que eu nunca trabalhei como "Legal Assistant".
Se antes já custava a escrever aqui, imaginem agora que estou aprendendo uma profissão nova. Provavelmente minhas visitas vão ficar um pouco mais escassas ainda.
Outra novidade é que nos mudamos para o centro da cidade e imaginem só... o escritório é a uma quadra do nosso novo apartamento, pena que é só por cinco meses... Vamos aproveitar o máximo desta localização; temos uma vista fantástica!!!
Até mais,
Sílvia
quarta-feira, 18 de julho de 2007
Mais uma primeira vez
PARABÉNS linda!!!
Muito obrigado por compartilhar os seus melhores momentos comigo. Muito obrigado também por ser a companheirona pra todas as indiadas do mundo, pra todos os planos, piadas (até as sem-graça) e por todas as idiossincrasias que só eu conheço! (Gastei agora, hein!!! Hehehehe...)
Que venham todos os 18 de julho do mundo!
TE AMO!
segunda-feira, 16 de julho de 2007
Primeira vez, inesquecível!
Exemplos recentes de locações de filmes: "Quarteto Fantástico" (1 e 2) e "X-Men" (2 e 3). Também as famosas séries "Smallville" e "Supernatural" têm suas bases aqui nas vizinhanças.
Pra quem não sabe (de novo), sou um viciado em cinema e fiquei logo de butuca pra ver o que estava acontecendo. Fecharam duas quadras de uma das principais ruas (Burrard), jogaram água em todo esse pedaço, um monte de gente contendo os transeuntes e "ACTION"!
Uma geralzona do cenário:
Olha lá o tamanho da metranca do cara! Hehehehehe...
O que vi sendo rodado foi essa ambulância vindo numa correria danada; esse cara aí com o rádio é o que pede educadamente pro pessoal aguardar afastado na calçada entre uma cena e outra:
Alguma coisa com esse táxi? Pareceu normal pra você? Olha direitinho então:
Pois é, mais uma vez Vancouver vai fazer as vezes de Nova Iorque. Uma das locais famosas, Evangeline Lilly (A Kate de "Lost"), disse que Downtown é muito parecido com Manhattan... Bom, eu não conheço Nova Iorque ainda pra comprovar, mas os produtores concordam com ela:
Ahhh... Que filme é esse? Sinceramente não sei... Não fiquei tempo suficiente e na correria que o povo 'tava não achei uma boa abordar pra perguntar. Foi mal...
Qualquer hora dessas vou conseguir um trampo de extra em uma filmagem. Pode deixar que vou tentar bater umas fotos e postar. ;-)
Abraços e uma ótima segunda-feira!
sexta-feira, 13 de julho de 2007
Uma maneira não muito agradável de conhecer os vizinhos...
Oi de novo gente! UAU!!! 2 postagens em 2 dias... Deve ser alguma espécie de récorde (ou recorde, como preferirem)! Hehehehehe...
Essa semana aconteceu um fato aqui no prédio. 6:40 da madrugada, alarme de incêndio... Muito, mas muito pior que aquele da escola apitando a hora do recreio!
Pulei da cama, coloquei a bermuda e chamei a Sílvia que estava já com uma roupa apropriada; passei a mão nos nossos passaportes com o cartão de identificação dentro e saímos porta afora.
Chegamos na entrada principal, uma cachoeira descendo do segundo andar e, é claro, um monte de gente de cara e de roupas igualmente amassadas. Hehehehehehe... Graças a Deus não foi nada de fogo. Subi no segundo andar e a gerente já veio dizendo que era alarme falso. Uma das máquinas de lavar deu pau e inundou toda a lavanderia e o que tinha embaixo, ou seja, todo o sistema de detecção de incêndio. Imagino que deva ter dado algum curto no bichinho.
Depois analisei a situação mais um pouco e vi que a gente escolheu o pior caminho... Moramos no andar térreo e a sacada fica direto no nível do jardim. Pra que, cáspita, a gente saiu pela porta principal, no meio do corredor?!? Nessas horas a gente vê que quando mais precisa, acaba não pensando mesmo nas melhores alternativas.
Nos deitamos de novo, escutamos o carro do corpo de bombeiros estacionando (não é o da foto) e apagamos. Detalhe que esse é o segundo alarme de incêndio que dispara com a Sílvia aqui em Vancouver. Hehehehehehe...
Abraços!
quinta-feira, 12 de julho de 2007
As Pessoas
Voltando ao assunto do título da postagem, quando a gente está no Brasil sempre escuta: "o Canadá é um país de imigrantes, multicultural" e todas aquelas coisas. Mas olha, não temos a mínima noção do que é isso a menos que estejamos no meio. Acredito que seja assim nas 3 maiores cidades do Canadá. Como a Sílvia (oi amor!!!) disse em mensagens anteriores, tem gente de tudo quando é lado.
Aí você vem me dizer que "isso também tem em São Paulo!!!" Tem, tem sim, mas não é tão variado e nem é tão perceptível. Dizer que constatou isso na Liberdade, trombando com nissei e sansei também não vale, né? Hehehehehe...
Só pra citar alguns dos países representados aqui de alguma forma, dos que me lembro, claro, em restaurantes, casas de chá, livrarias, centros comunitários, vizinhanças, festivais, estudantes, publicações:
Ásia: China, Japão, Coréia do Sul, Vietnam, Cambodja, Indonésia, Tailândia, Índia, Paquistão, Filipinas, Mongólia, Malásia, Irã, Iraque, Turquia, Líbano
Oceania: Austrália, Nova Zelândia
África: Egito, Etiópia, Argélia, Tanzânia, Quênia, Camarões
Europa: Islândia, Irlanda, Reino Unido, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha, Grécia, Bulgária, Romênia, Armênia, Rússia, Sérvia, Ucrânia
América do Norte e Central: México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Jamaica, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Estados Unidos da América, Canadá (YES!!!)
América do Sul: Colômbia, Bolívia, Peru, Chile, Argentina, Brasil (YESSSS!!!)
O pessoal que tem ascendência asiática é a enorme maioria. Em Vancouver, metade da população tem origens no extremo oriente (principalmente China) e Índia. Reforçando ainda mais a idéia de país de imigrantes, meu ex-professor de inglês daqui nos disse que 52% de toda população do Canadá tem o inglês como segunda língua. É um caldeirão mesmo. Não é uma imigração em massa como aconteceu com italianos, alemães e irlandeses nos séculos 19 e 20.
Se isso é bom? A minha opinião é que sim, mas já escutamos algumas teorias bem estranhas por aqui. Hehehehehe... Uma delas, por exemplo, é que os imigrantes acabam se tornando uma "reserva de mercado"... Como assim, né? Talvez isso seja algum reflexo de alguns que acham que estão sendo invadidos, tendo seus empregos pilhados por "um bando de iletrados", fenômeno comum na Europa ocidental, depois da abertura do leste. De fato tem muita gente que chega aqui com um inglês fraco e acaba se prestando àquela fatia do mercado que a gente chama no Brasil de "subemprego", o que aqui eles chamam de "odd job". Mas essa modalidade de prestadores de serviço vive muito bem com o salário-mínimo de C$ 8,00 por hora, obrigado. Então acho que está longe do dito "subemprego" que a gente classifica no Brasil.
O Canadá ainda presta um serviço à humanidade que é o de aceitar refugiados. Esses aí sim chegam nas piores condições, principalmente no quesito idioma. O outro lado é o da imigração de pessoas qualificadas - a categoria que nos inscrevemos no fim de 2005. Esses também acabam caindo nas malhas dos "odd jobs", ainda mais quando precisam ter suas credenciais reconhecidas por algum órgão canadense. Vê-se facilmente pessoas com nível de escolaridade muito alto dirigindo táxis e limpando pratos. Mas digo pra vocês que a grande maioria está procurando se recolocar de acordo com seus conhecimentos. Essa sim deve ser a tal "reserva de mercado" que alguém resolveu nomear.
O que acho fascinante nessa mistureba são as possibilidades de contatos com culturas de todas aqueles lugares. Cada um traz um pouco do seu gingado e se agarra como pode nisso pra manter até uma certa dignidade.
Preconceito existe sim, ainda mais quando se tem pessoas se tornando uma maioria visível. Uma coisa que meu ex-professor (o mesmo da informação dos 52%) disse é que os alunos que vêm passar uma temporada aprendendo o inglês e que ficam em casas de locais reclamam que não estão em casas de famílias canadenses... Hehehehehe... Acho que essa é uma das maiores gafes que se pode cometer por essas bandas. Quem nasce no Canadá é canadense, tenha ele cara de brasileiro, russo ou queniano; e pra se tornar um canadense, uma pessoa que vem de fora precisa somente de 3 anos de residência permanente. Então se você vem estudar inglês e contratar uma "homestay", a possibilidade de você vir parar na casa de uma família canadense COM ASCENDÊNCIA JAMAICANA é muito grande. Hehehehehe...
E com o verão na cabeça - 30 graus direto - o pessoal compacta tudo quanto é evento de tudo quanto é comunidade nesses 2-3 meses. Como já disse antes, é bonito de ver a alegria dos que já estão instalados no Canadá a mais tempo com o sol. A gente não dá muita bola no Brasil porque 30 graus pra gente é até uma temperatura "amena" em alguns lugares. Hehehehehe... Agora, vem passar uma temporada de 6-7 meses de frio todos os dias e mais uns 2 meses de pouco frio pra ver se não vai dar valor pros 30 graus. :-) Isso foi o que disseram pra nós.
Bom, eu adoro uma foto. Não poderiam faltar em um festival de rua aquele pessoal que toca as flautas andinas com um "sampler" no fundo. Hehehehehe... Essa vizinhança é reduto dos latinos em geral, não só latino-americanos. Esses artistas são peruanos. 'Tão mandando ver em uma espécie de cavaquinho:
Dia da Grécia! ÔPA!!!
Uma banda apaixonada por música grega. Achei curioso o chinelo deles com aqueles pompons. Hehehehe... Os sapatos dos dançarinos da outra foto também tinham, por isso cheguei ao referendo que isso é uma tradição:
Mais Grécia: uma "pequena" porção de comida grega... 'Tava bom pacas e as porções nos lembraram o restaurante "Tudo Pelo Social" lá de Porto Alegre: gigantescas!!!
Essa é a estação de metrô perto da nossa casa - Lougheed; não lembra os telhados dos templos orientais?
Hehehehe... Esse é tradicionalíssimo também em vários lugares do nosso Brasil; pena que aqui não tem pastel de feira... Hmmm... Nicho de mercado:
O pessoal dessa 'tava comprando uma gororoba que não identifiquei de onde em frente a um restaurante italiano:
Mais uma "misturada cultural". Ou não? :-P
Esses aí estão em toda parte do mundo! A comunidade aqui é bem pequena, diga-se de passagem... Diga-se de passagem também que a churrascaria é um tanto decepcionante... Uma pena. Não por ser brasileira, longe disso, pelo amor de Deus. É que só tem algo parecido com picanha, algo parecido com alcatra e lingüiça. Hehehehehe... Não dá pra comparar com nenhuma das que temos no Brasil. Agora, o que é aquela primeira moça com uma coisa parecida com um chapéu de desfile de alta costura... Não é traje de Carnaval de jeito nenhum. Hehehehe...
Fazendo uma graça com a famosa folha - o cabelo já é antigo:
Fim de festa com cerveja irlandesa, claro!
É isso, meus caros! Depois que contratei o instituto Gallup com uma parceria do IBOPE, descobri um salto quantitativo notável no número de leitores: de 4 passaram para mais de 8! Hehehehehe... Brincadeira! Agradeço a atenção de vocês e prometo melhorar.
Abração e fiquem com Deus!
quarta-feira, 11 de julho de 2007
É verão
As pessoas que estão aqui a mais tempo querem me esganar quando eu falo o que estou a ponto de comentar com os meus leitores queridos, mas é a mais pura verdade:
Eu não estou no Canadá a tempo suficiente para apreciar um calor de 30 graus e um solaço de rachar a moleira até as nove e meia da noite!
Quem pensa que no Canadá só faz frio está muito enganado, tá que é só dois meses por ano que dá um calorão deste, mas tenha a santa paciência. Eu sabia que aqui fazia calor no verão, mas juro pra vocês que não estava contando com este solaço do cão que tem feito. Só de andar na rua tenho ficado ardida nos braços e sem falar que o meu protetor solar (a fresca aqui tem alergia dos outros) não é vendido no Canadá!!! Vê se tem lógica?! Só existe a versão creme e esta me enche de espinhas, este povo de pele seca não precisa de protetor oil free!!! Fiquei chocada!
Acho que já contei pra vocês que também estou fazendo dois trabalhos voluntários, um em uma instituição que fornece Aconselhamento Jurídico gratuito para a população de baixa renda, e outro em uma loja de roupas usadas que angaria fundo para uma instituição que presta assistência a doentes terminais e suas famílias. O trabalho deles é lindo!
Eu sempre foi ligada em voluntariado, e aqui eles valorizam muito a questão, são excelentes oportunidades de conhecer pessoas novas, e participar um pouco da vida na comunidade. Sem falar que as pessoas estão sempre felizes porque estão ajudando ao próximo, só esta sensação pode salvar uma vida.
Bão, só uma atualizada mesmo no que está acontecendo por aqui.
Sílvia
quinta-feira, 5 de julho de 2007
Canada Day
Bom, aqui estou eu novamente pra contar mais um passo da nossa aventura canadense. Dia 1º de Julho é o chamado Dia do Canadá. Seria o nosso 7 de Setrembro, eu acho. Nesta semana todas as pessoas acabam ficando um pouco mais nacionalistas, vemos bandeira por todos os lados e gente de todas as etnias vestindo vermelho e branco. Pra falar a verdade é até bem gostoso fazer parte disto pela primeira vez.
Em cima deste prédio aqui em baixo à direita tem uma bandeira do Canadá, estão vendo? Pois é, isto se repete por toda a cidade.
Daqui a pouco, eu volto ao tópico do "Canada Day", vamos agora a umas fotos bonitas do Stanley Park que tiramos no "Dia do Canadá". A primeirinha que vocês vêem aí em baixo é só pra mostrar a felicidade da criança!!! Pra quem tinha alguma dúvida se a gente está feliz aqui eu acho que esta foto mostra direitinho as coisas. Por mais que as dificuldades existam, como já falei em postagens anteriores, elas são passagerias e manter o bom humor ajuda a manter as coisas em perspectiva. Então aí vai um sorrisão Sílvia.
No "Canada Day" o dia foi o mais lindo, muito sol e calor, o verão finalmente chegou!!! O pessoal que já está aqui a mais tempo está feliz da vida com isto, mas sinceramente eu ainda não estou aqui a tempo suficiente pra ficar feliz com 30 graus! Ai credo!!!
Daqui pra baixo uma seqüenciazinha de fotos que me fizeram bem. A natureza aqui é linda, mas o mais impressionante é o cuidado que a prefeitura tem com os parques, sempre existem famílias, amigos e casais fazendo piqueniques, ou simplesmente sentados lendo um livrinho... show de bola!
As comemorações incluem shows:
Banda de Gaita de Foles?!?! Como assim? Isto é o Dia do Canadá ou da Escócia?!?!? Fazer o quê, em país de imigrantes as coisas são assim, todos se expressam e comemoram da sua maneira. Muito legal a diversidade que experimentamos neste dia. Melhor que isto é a tolerância!
Pra fechar com chave de ouro, mais um show, só que este era ao ar livre e de rock. Na realidade a gente não ficou muito tempo pra conferir, mas parecia bem legal. Reparem um detalhe, ali quase no centro, no meio da multidão tem uma bolsa do Brasil. Eta Brasilsão velho que exporta gente pro mundo inteiro.