sexta-feira, 15 de junho de 2007

A Cidade (2)

Finalmente, né? Que coisa mais feia... Disse que já iria colocar umas fotos e nada! Desse jeito não mantenho meus fiéis 4 leitores satisfeitos! Hehehehehe...

Como disse pra vocês no post anterior, essa é a Grande Vancouver, chamada aqui de GVRD - Great Vancouver Regional District. Podem conferir mais na página deles: http://www.gvrd.bc.ca/



A cidade propriamente dita Vancouver é só esse pedaço aqui - a Universidade, por exemplo, não faz parte da cidade. É um "território independente":



Bom, finalmente o que é considerado pelos turistas como sendo "Vancouver" é só esse minúsculo pedacinho, chamado de Downtown, que compreende todo o centro financeiro e baladeiro; a enorme maioria das escolas de inglês (quando vocês vierem estudar) ficam nesse pedaço, bem como os bairros históricos de Gastown, Chinatown e o charmoso West End. O bairro mais caro - Yaletown - também é aqui... Qualquer apartamento quarto-e-sala por lá é coisa de C$ 1.400,00 pra começar a conversa! Resumindo, esse torrãozinho é o filé. Detalhe que toda aquela península corresponde ao Stanley Park - coloquei uma linha verde dividindo. Então "Vancouver" fica menor ainda:



As montanhas de um lado... (Foto batida da Main Street Station):



Mais montanha com mar... (foto tirada da Burrard Bridge):



E o Oceano Pacífico (bem pacífico mesmo!) nem tão do outro lado assim. (Outra da Burrard Bridge):



Praia - é praia sim!!! Claro que não queira comparar com o que temos no Nordeste ou em Santa Catarina! Hehehehehe... Pelo menos o movimento é intenso. English Bay:



Third Beach, Stanley Park:



Porque "Cidade de Vidro"? (Se não me engano, esse é o Sheraton, sempre muito pomposo):



Pra quem assiste a "Smallville", esse é o prédio do Planeta Diário:



Bom, 'tá mais pra "Cidade de Espelho", né? Mas espelho é vidro... 'Tá bom, esquece! :-P Uma boa de um prédio opulento da Georgia Street refletindo o Fairmont Hotel, TODO reformado especialmente pra receber a rainha na década de 30:



Só mais uma dos "vidros" (saindo do Canada Place):



O velho se mistura com o novo com muita facilidade - vista do Sun Yat-Sen Park:



Velho + Novo de novo - no primeiro plano, o Sinclair Centre, um dos prédios mais bonitos do centro (na minha humilde opinião não solicitada), onde funciona boa parte das "autarquias" do governo canadense e aquela torre no fundão é o Harbour Centre; lá em cima tem um restaurante com uma super-vista panorâmica, 360 graus:



Parques, parques e parques! Graças a Deus eles não páram de conservar essas áreas. Pra começar, Stanley Park o maior e mais espetacular de todos, com ambientes pra todos os gostos. No fim do ano passado uma tempestade de vento arrasou boa parte dele, derrubando árvores com centenas de anos. Já estão restaurando:




Esse é bem menor - Ron Basford Park - e fica na Granville Island, que na verdade não é uma ilha (olha lá a Sílvia!):



Esse é um pedaço do cânion do Lynn Canyon Park. Logo abaixo, eu me borrando de medo da ponte suspensa - o troço balança demais, é sério:




Isso aí é o jardim de uma das bibliotecas de Burnaby... Isso mesmo, o jardim! Os caras aqui não brincam em serviço:



Pra encerrar o assunto parque, vão 2 do Central Park de Burnaby. Ouvi dizer que é o mais "selvagem" de todos. Como assim, "selvagem"? Hehehehehe... O que quis dizer é que sempre esteve ali, não precisou ser construído do zero, mais cru. ;-) Os esquilos estão em todos os parques. Muito bonitinhos, mas não seja mordido, porque são transmissores da raiva; aviso, pois eles estão muito mal-acostumados a receber alimentos dos transeuntes e sempre se aproximam... Sim, também tem gente que desrespeita as placas de "não alimente os animais" em Vancouver:




Voltando às amenidades, eis o tal estádio coberto, casa do BC Lions, time de futebol americano:



Eles estão por toda parte! Não sei o que isso aqui vai virar depois que o furacão das Olimpíadas de 2010 passar:



Falando em 2010, colocaram um contador na frente do Museu de Arte:



Pra encerrar as fotos por hoje, notaram o símbolo das Olimpíadas lá no canto superior direito do cronômetro? Essa escultura é um símbolo dos povos nativos do Canadá e se chama Inukshuk; muito usados pra indicar direções e marcação de entrepostos nos tempos idos. São conhecidos como "mensageiros silenciosos do Ártico". Tem até um disco do Rush que tem um na capa! Hehehehehe... Aliás, essa é uma das fotos mais bonitas que já tirei aqui (reparem na "aura" em volta da escultura - demais!!!):



Acho que é isso, gente! Desculpem o relaxo, mas acho que a espera valeu com esse monte de fotos! Hehehehehe... Isso sou eu que estou dizendo! Ficou um post-zilla!!! Tomara que meus 4 leitores gostem.

Abraços a todos e não se esqueçam de comentar, OK? É bom saber que vocês dão uma passadinha aqui de vez em quando, acreditem! ;-)

8 comentários:

Anônimo disse...

Nós gostamos!

Tenta vender aquela foto do Inukshuk no Planeta Diário! hehe

Orlando e Carol

Anônimo disse...

Ah... gostei dos reloginhos!

Tem até um de Austin! :D

Uile

EDUARDO OLIVEIRA disse...

Fala Chapolin, tudo blz.
Fiquei feliz em saber que vcs estão bem.
Deus Abençoe nesta nova vida de vcs.

Abraços,
EDUARDO OLIVEIRA.

rodrigo_perasso disse...

Fala ai Gleydin e Silvia,

E ai como vcs estão ?
Show de bola as fotos , e vcs devem estar gostando muito desses parques ai heim ?
Saudades e ve se atualisa mais esse blog aqui viu.

Abraços
Perassinho

Anônimo disse...

Adorei, n~~ao costumo comentar, mas já que vc falou que são só quatro, mais um para vc mudar de idéia.
Bjs. Eliane.

Charles disse...

Grande Gleidyn!!!

E ai , assistindo globo internacional como eu falei???

Saudades da galera e do mukifo!!! HAAHA

Mto legal as fotos, que parques heim? fantástico! e ai acho q vou te visitar esse ano... to vendo de ir pro projeto de toronto...


é nois!!

Amorim disse...

Silvia e Gleydin,

Estou aqui torcendo pela caminhada de vocês e ansioso pelas notícias do 1º Mundo.
Não esqueçam que vocês já são vitoriosos, pois desbravar é vencer o medo, o desconhecido e alcançar o sucesso.

obs: o "Anderson"(Robinho,Lacraia) quem me passou o endereço.

Abraços,

Amorim

"Tovarish" Alexandre disse...

Tchê,
um espetáculo estas fotos!!!
Muito bacana!
Parabéns!
Agora tu tens 5 leitores do BLOG! ehehheeehhe

Abraços