quinta-feira, 11 de setembro de 2008

George Orwell já dizia...

Na década de 40 George Orwell escreveu "1984", um livraço que critica o autoritarismo, principalmente devido ao começo da guerra fria. Ele errou um pouco (será?) o ano dos acontecimentos, mas foi de lá que surgiu a expressão "big brother" que acabou sendo associada ao tal show de televisão; vigilância constante é o que prega o conceito.

Tenho andado bastante e reparado na quantidade de aparatos espalhados praticamente em todos os blocos perto de onde moramos. Pra falar a verdade acho que a maioria deve ser só pra intimidar mesmo. Enfim, estão lá.

Robson com Burrard, esquina nordeste (já acostumei com as referências desse tipo. Rerererere...):

Você gosta de ser vigiado? Se sente mais seguro assim? Será que eles se sentem mais seguros? Mal necessário? Desvantagens das previsões do Orwell 24 anos depois?

Abraços!

2 comentários:

Claudia e João disse...

acho sinceramente que depende do lugar. em recife, óbvio, um bem necessário, pois podem não estar filmando mas os assaltos aos ônibus diminuíram qdo algumas câmeras foram instaladas.

aí, acho que o propósito é reutilizar as imagens em filmes, seriados =)) brincadeirinha.

abraços!

cau
http://brincandonogelo.blogspot.com

Eliane disse...

Oi Gleydson, tenho reparado que aqui no Canadá, os aparatos de segurança estão em todos os lugares, apesar de uma certa segurança o povo não dá "mole" não.
É um mal necessário, que intimida e faz o cidadão sentir-se mais seguro.
Beijos, Eliane.