domingo, 14 de setembro de 2008

Futebol? Tem sim senhor!

Rerererere... Mas não é pra empolgar muito não; essa é uma coisa que sinto uma puta falta do Brasil: joguinhos às quartas e domingos. Ainda mais agora com meu Mengão lutando na parte de cima da tabela.

Mês passado fomos ver os Vancouver Whitecaps FC contra o Portland Timbers. Eles jogam o equivalente a uma 2a divisão por essas bandas, já que a liga endinheirada é a MLS - a do Whitecaps é a USL.

A coisa aqui funciona um "pouquinho" diferente do Brasil, com os clubes mesmo se organizando e correndo atrás de tudo, como na NBA, NFL e correlatos; nada de cartolagem e de CBF. No Brasil houve uma tentativa dessas em 1987 e 1988 com a Copa União. No fim das contas o Clube dos 13 abriu as pernas e tudo voltou pra CBF. Pelo menos agora a coisa parece que se estabilizou, com campeonato decente de pontos corridos. Uns acham sem graça "porque não tem final", mas eu prefiro assim, que sempre o time mais regular é premiado.

Voltando, o Whitecaps está na captura de uma parceria pra ver se ingressa na MLS daqui uns 2 anos... Ouvi dizer que é uma $$$ infinita pra poder chegar lá. Tomara que consigam e levantem o futebol por essas bandas, porque vou dizer pra vocês: primeiro esporte aqui é o hóquei no gelo; aí o 2o é hóquei no gelo, depois, coladinho hóquei no gelo. :-))) Então temos futebol americano, luta livre (aquelas do PPV, "Ultimate Fighting"), curling, lacrosse e aí, quem sabe, vem o soccer. 'Tá certo que italiano chama futebol de "calcio", mas chamar "football" de "soccer" é só aqui mesmo. E aquele que eles jogam 98% do tempo com as mãos eles chamam de "football".

Claro que em bom português o correto seria "bolapédio", mas isso é outra história. :-)

Olhaí o campo... O estádio é bem "franzino", digamos assim. Lembra até o Mangueirão lá de Patos de Minas. Rererererere:

Olha só o placar... Não é dos mais humildes? :-)

Panorâmica da cobertura:

Óia nóis aí - detalhe é que a patroa 'tava com uma dor nas costas danada, mas mesmo assim encarou mais esse programa indígena comigo:

Esse aí é o mascote, o Winger. Quando tem gol do Vancouver (claro!!!), ele dá um peixinho naquela faixa estirada. Fiquei com inveja! Rerererere...


Trouxemos sorte pro time da casa, que de virada meteu 2x1; aliás eles terminaram a temporada regular ontem em 2o lugar:

Olha o boné do rapaz que 'tava sentado na nossa frente... Paixão mundial! ;-)

O mais legal é que você vê famílias e mais famílias apreciando o jogo, com a molecada de todas as idades. Com lugar marcado e tudo, muito bacana mesmo. Que venham os play-offs!

Apesar do baque desse fim de semana: MEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENNNNNNGO!!!

Abraços!

4 comentários:

Anônimo disse...

Só fui porque meu amor é o melhor.
Topo qualquer programa indígena contigo.
Saudades...
Sissi

Leonardo Moraes disse...

Penso em morar em vancouver. E algo que faria muita falta é o futebol. Morando ai com certeza viraria torcedor do whitecaps, mas não seria o mesmo que ver o nosso fla no maraca...

Mas a maior preocupação com relação ao futebol é outra... Tem onde jogar futebol? Sei que tem milhares de parques em vancouver, mas tem campos e quadra para futebol?
Se tiver pelo menos uma pelada por mês, tá tranquilo.

Eliane disse...

Não basta amar, tem que participar. Gleydson, arrastar a Silvia para assistir futebol de gringo com dor nas costas. Ela te ama muito!!!!!
Grande beijo, Eliane.

Anônimo disse...

O estádio é bem pertinho da minha casa, gostei, bem familiar...rsrsr
Olha, preciso da sua ajuda, por favor me passa o nome da medica brasileira de vcs, estamos ha seis meses aqui e tá quase impossivel de achar um medico. Obrigada...e parabens pelo blog.
tatianafischer.bc@hotmail.com
(depois que ler , por favor, apaga o endereço do email ta?, obrigada)