quinta-feira, 31 de março de 2011

Listas pra que te quero

Se tem uma coisa que esse povo gosta é de ficar comparando... Toda hora aparece uma dessas listas de acordo com uma consultoria famosa, revista, grupo pago, etc, mostrando que tal e tal cidade é melhor que essa e aquela outra.

Sempre que se tem uma amostragem global, Vancouver aparece lá na exosfera dos ranqueamentos. Melhor isso, melhor aquilo, ganhou das cidades suíças e por aí vai.

Pra não ficar naquelas de que Vancouver é sempre a mais endeusada de todas, saiu um levantamento nacional que a coitadinha nem apareceu na foto, muito pelo contrário. Ficou atrás de cidades como Whitehorse, Winnipeg e da própria capital da província. Sem querer desmerecer nenhuma delas, ainda mais que não conheço quase nenhuma. E sim: Vancouver não é a última bolacha do pacote como pensam. Aliás, a "Beautiful British Columbia" 'tá bem fraquinha nessa lista.

Acesse a pesquisa da MoneySense.

Mas uma coisa é bem interessante no levantamento dos caras, principalmente pra dessalgar alguns "mitos" acerca da nossa queridíssima cidade. Por exemplo, o clima está bem longe de ser O PIOR, O MAIS CHUVOSO, O MAIS CINZA do Canadá! Rerererere... Esse título ficou com uma cidade chamada Thetford Mines, lá no Quebec. Vancouver ficou com um longínquo 92o lugar.

Agora, vá ver o quesito "Affordable Housing"... Nesse aí, BC ganhou dis-pa-ra-do! Vixe... Vancouver é sim o lugar com as casas mais caras do Canadá. Das 10 primeiras, 8 são cidades de BC. :-S Especulação ou é porque o trem aqui é bão mess? Rererererere... Acho que fico com os dois.

Outro motivo de muita discussão: Vancouver e suas gangues é um dos locais com maior criminalidade... Na-na-ni-na-não! Estamos lá no 116o lugar. Quanto à renda familiar, estamos danados com um 52o lugar. Triste!!! Mas pelo menos no lado verde da coisa, estamos em 6o lugar em "Walk/Bike to Work". Gostei!!!

Eis a lista das 25 primeiras - por isso que mencionei que nem aparecemos na foto:

01 Ottawa-Gatineau, ON
02 Victoria, BC
03 Burlington, ON
04 Kingston, ON
05 St. Albert, AB
06 Fredericton, NB
07 Brandon, MB
08 Edmonton, AB
09 Repentigny, QC
10 Winnipeg, MB
11 Moncton, NB
12 Whitehorse, YT
13 Levis, QC
14 London, ON
15 Saskatoon, SK
16 Calgary, AB
17 Laval, QC
18 Guelph, ON
19 Lethbridge, AB
20 Thunder Bay, ON
21 Halifax, NS
22 North Bay, ON
23 Regina, SK
24 Newmarket, ON
25 Quebec City, QC

Dentre as ditas "grandes" (mais de 1.000.000 de habitantes), Ottawa, Edmonton e Calgary 'tão lá. Vancouver ficou em 29o, Toronto em 88o e Montréal em 123o. Alberta 'tá mandando e desmandando. Haja petróleo, hein? Tomara mesmo que despolarizem o "triunvirato" (T-M-V) e atraiam cada vez mais imigrantes.

E, mais uma vez pra fechar, o lugar que você está é o melhor, isso é muito pessoal. Claro que uma lista dessas enche a bola de qualquer um, mas se a sua cidade é melhor que a do outro é só você mesmo que decide.

Abraços e boas estatísticas!

Nenhum comentário: