segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Brasil x Canadá ou Canadá x Brasil (ano III)

Vou postar rápido antes de fechar dezembro. Eita!!! Dessa vez eu exagerei... 2010 já 'tá quase no fim, mas mesmo assim quero fazer uma massagem cardíaca nessa série. Lá vai:

Trabalho

Quanto mais o tempo passa, mais a gente vai se acomodando (bom ou ruim? Depende de como você vê), mais a empresa parece abraçar a gente e aquele sentimento de "pertencer" fica mais intenso. Apesar de todas as agruras de 2009 (!), a empresa soube driblar a crise e 2010 começou bem demais. Porém, como eu mesmo digo, qualquer coisa comparada ao ano passado é melhor! AFFF... Sei que no Brasil foi só uma marolinha, conforme comentários, mas mesmo assim prossigo:

Canadá 1 x 0 Brasil

$$$ (e/ou Bancos)

É um tópico meio batido pra três anos de teste, mas uma coisa eu digo: tem que se tomar muito, mas muito cuidado MES-MO por essas bandas, porque pra ficar endividado é dois palitos! Rerererere... Quem é que precisa de dinheiro quando se tem crédito? :-))) Uma vez que a sua vida financeira está estabilizada, muito cuidado:

Canadá 2 x 0 Brasil

Dia-a-dia

Toda a paz tem seu preço... Estamos aqui, e esse é o preço. Ainda mais depois que nosso pirralho nasceu, fica ainda mais claro que nossa escolha foi certeira. Problemas demais, mas em outras esferas que deixam a vida fluir sem maiores solavancos:

Canadá 3 x 0 Brasil

Comida

Ainda é assunto polêmico pra maioria dos imigrantes. Não tem como o gostinho de casa. Almoço de domingo na casa da mamãe? Sem comparação! Como nunca tive e acho que nunca terei problemas em abraçar novas aventuras culinárias, abracei, abraço e abraçarei o que vier. Se não for assim, como é que se quer viver 30, 40, 60, 100 anos sem as coisas do SEU gosto? Ainda fico dividido nesse:

Canadá 4 x 1 Brasil

Trânsito

'Tá certo que compramos nosso azulão bem depois de completarmos três anos de mudança (que era a intenção original dessa série, ser postada quando do nosso aniversário em terras canadenses), entretanto quero reafirmar que continuo pegando meu busão pelas manhãs pra ir trabalhar. 90% das vezes. "Ahhh... Mas o que aconteceu com a ideia de não ter carro?" Sim, sim... Liam chegou e cada vez que saíamos era uma batalha constante contra o relógio, principalmente na volta pra casa. E olha que ainda duramos muito tempo sem carro. Rerererere... Mas voltando ao "trânsito", só vancouverite mesmo pra achar que tem isso nas ruas. :-) Uma vez ou outra a ponte 'tá engarrafada ou é a obra na rua tal:

Canadá 5 x 1 Brasil

TV (Programação)

Tivemos uns meses de TV a cabo (depois de completar os três anos... De novo... :-$) e continua não fazendo falta alguma. Sinceramente o "VocêTubo" 'tá mais que bom. Vimos a Copa narrada "Canadian style" e também não sentimos falta do Galvão! Rererererere... Segue o placar:

Canadá 5 x 1 Brasil

Sistema de Saúde

É a velha discussão que saúde no Brasil é melhor que no Canadá... Ouço isso demais! Mas a comparação é com os planos privados brasileiros. Rerererere... Aí até eu que sou mais bobo, né? Se for comparar o SUS com o MSP (não conheço o das outras províncias):

Canadá 6 x 1 Brasil

Política

Eu queria muito me ater somente aos acontecimentos de antes dos nossos três anos, mas fica difícil... Rerererere... Quem mandou? Enfim, dois comentários: eleição no Brasil? Todo mundo viu que não mudou muita coisa... Campanhas baixíssimo nível. Primeiro-Ministro de BC? Pediu o penico um dia desses... Popularidade 'tá mais baixa que ... de minhoca! :-))) Não tem muito que falar, não vou dar tento pra ninguém:

Canadá 6 x 1 Brasil

Família/Amigos

Tivemos muitas visitas esse ano, amigos e família. Aproveitamos tudo que tinha direito e o Liam muito mais! Rererererere... Temos amigos muito queridos em vários lugares e o mundo perfeito seria todo mundo morando na mesma cidade, de preferência não muito grande. :-) Um gol pra cada um:

Canadá 7 x 2 Brasil

Clima

Já cansei de expressar minha preferência pelo frio e levar lapadas e olhares tortos quando menciono que fujo do sol! Rererererere... Desculpa, gente, eu gosto é de dormir e comer bem, andar agasalhado e uma cobertinha quentinha. Feijoada na quarta-feira com um calorzinho de 38 graus? Boa sorte! Praia? Ah 'tá... Pelo menos pra gente só nas férias, né? Mas E as outras 49 semanas do ano? RARARARARA!!!

Canadá 8 x 2 Brasil

Idioma

Tem coisas que já são mais fáceis se lembrar em inglês que em português... Já estou quase passando por metido! :-))) Mas é o simples uso que deixa a gente assim. No escritório às vezes no calor das conversas eu solto até um "Mas aí..." A correção vem em 0.3 segundo! Rerererere... Com o Liam em casa, o português é a língua oficial e tomara que não tenhamos que forçar a barra do baixinho. "Sonho meu, sonho meu..." :-))) Empate:

Canadá 9 x 3 Brasil

Serviços Públicos

O Brasil ainda precisa de mais alguns anos pra chegar no profissionalismo das "autarquias" canadenses. Tem chão pra chegar lá e talvez ser até melhor, mas por enquanto:

Canadá 10 x 3 Brasil

Lembrando outra vez da referência, que fez 6 anos de Canadá e postou a respeito - C A N A D I A N D O .CA, eh!

A diferença desse ano pro outro foi que não dei gol pra política. (Quem quiser comparar com o ano passado, clique aqui.) Pareceu que aumentou a goleada. Rerererere... Reitero que, Canadá continua sendo nossa base e estamos cultivando essa raiz pra que ela esteja mais profunda. Com nosso canadense em casa esse vínculo é mais forte ainda! Queremos muito, mas muito mesmo que ele goste das coisas do Brasil e principalmente das pessoas que estão lá. Mas não vamos nos iludir: o Canadá é o novo ponto de partida do nosso maior legado nesse planeta e a sardinha vai vir cada vez mais pro norte. :-)

Abraços!

2 comentários:

Rav disse...

Goleada merecida. No entanto, fica a nossa saudade de vcs. Bjos

Lá e Dá disse...

Amei o post. Se fosse meu post, não mudaria nadinha. E olha q. tenho só 9 meses aqui.
Abracos