quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Um ano de Liam

É... Esse post também poderia se chamar "Retrospectiva 2010". Rerererere... Meu filho foi o assunto de 10 em cada 10 conversas que tivemos esse ano. Será que é daí que vem o ditado "falem mal mas falem de mim?" :-)

Um ano já, meu filho. Voou. Só isso. Simples assim, como o outro famoso ditado, é bom demais pra ser verdade que todo esse ano aconteceu no estalar de dedos. Dizer que foi fácil é apelar um pouco, mas quem disse que seria? Um dos nossos heróis - Dr. Karp - escreveu que se ensina tudo o que uma pessoa precisa pra trabalhar, cozinhar, andar de carro, tirar um documento... Mas criar um filho não faz parte dos currículos comuns. Esses bichinhos não vem com manual e a verdade é que no fim não teria a mesma graça. Seríamos um monte de robozinhos perambulando por aí. Quais seriam os "causos" a ser contados depois que seu pimpolho tiver 16 anos pra passar vergonha nele na frente da namorada, por exemplo? E tem gente que ainda tem a cara-de-pau de dizer que isso é coisa de tia velha. Rererererere... Coitadas delas! Como eu sempre comento com a patroa, se não pudermos sacanear nossos próprios filhos, quem é que vai ter a honra? :-)

Voltando ao "Ano Um", esse guri sempre arruma uma nova todos os dias; porém uma constante atazana papai e mamãe e provavelmente ele também: quesito não se entregar quando está com sono! Rerererere... O berço dele tem espinho ou coisa parecida. Já ouvi que é o cromossomo Y, outros dizem que é a agitação, falta de rotina, comida demais, de menos, dente saindo, bebida, falta dela, roupa quente, roupa fria, etc, etc, etc. Cada um tem a sua própria experiência, certo? No caso da nossa, concluímos que o Liam só precisa mesmo do tempo dele pra que as coisas aconteçam. Só. Essa nem o Dr. Karp resolve!!! Rererererere... Da mesma forma que aprendemos que até a medicina é meio que empírica, com doses fortes de estatística. Nossa médica de família bem avisou no primeiro dia que só mesmo pai e mãe pra saber o que é melhor pro rebento. Foi a carta branca que precisávamos pra não ter que ir lá toda semana! :-))) Mas o Liam é super saudável, graças a Deus! Só brincadeira.

Foi por agora que ele pegou um resfriado/gripe que insiste em deixar aquele narizinho bem verdinho! RARARARARA!!! Foi a creche. Isso mesmo! Como as monitoras deixam eles bem soltos, a troca de seres macro e microscópicos é intensa. Fomos avisados que os primeiros dois meses o Liam vai ter que se nivelar com os outros nenéns! Rerererere... Aliás, tem sido uma bem interessante essa passagem da creche. Creche = Day Care, mas é que no Brasil "creche" dá aquela ideia genérica de coisa mal cuidada. Leiam bem: genérica. Eu chamo de "creche" porque minha chatura tem que atingir essa escala. :-) Mas falando nela e do Liam dentro dela, percebemos algumas safadezas do baixinho logo de cara. As monitoras conseguem até colocar ele no berço por lá! EITA!!! Que inveja! RARARARARA!!! Outra vez, nossa opinião é que com mamãe e papai na frente, é só farra o que ele quer; simples assim. Ainda mais depois de 6-7 horas sem a gente, quando chega em casa tem que compensar, né? Coisa mais linda é chegar na porta e ver o sorrisão dele no momento que enxerga mamãe e/ou papai. Coração se derrete todinho, viu! É verdade. Tenham filho pra saber. Se você é daqueles que chora até em filme do Vin Diesel, depois que o filho chega é só multiplicar isso por 1.000.000.

Hoje tivemos festinha íntima, com direito a bolinho e muita foto. Mamãe até liberou a cobertura do bolo! ÊÊÊ!!! Foi uma meleca só. No fim da farra tinha resto da sopa, pedaço de melancia e cobertura azul de bolo pra todo lado. Muito beijo, muita risada, muita coisa no chão. Eu sempre pergunto a ele: "meu filho, qual o prazer de ficar atirando tudo o que 'tá no seu alcance no chão?" Nem precisa dizer que a resposta é outra coisa no lado daquela outra. No chão. E um sorrisão mais precioso desse mundo.

Conselho de pai, aquele bem não solicitado? Vale muuuuuuuuuuuito a pena ter filho! Recomendo. E só tendo mesmo pra saber. Já devo ter escrito isso em outros lugares, mas não existe nada racional nessa escolha. Nadica de nada! Quem é que em sã consciência vai colocar uma outra pessoa dentro da paz do seu lar pra que ela seja dependente de você pelos próximos X anos? Agora, pergunta pra qualquer pai ou mãe se eles voltariam na decisão puramente emocional deles? Não, de jeito maneira! Sempre vai ter um motivo pra você adiar esse momento na sua vida, mas depois que ele chega, chega também a pergunta "porque não tive antes?" É um balaio de sentimentos. Agora, o conselho que dou de verdade é: faça exercícios pras costas e pros braços! Carregar um saco de arroz por duas horas é uma coisa; carregar um saco de arroz que fica se debatendo por duas horas é outra! Rererererere...

Chega de devaneios. Liam, meu querido filho: parabéns mais uma vez pelo seu aniversário e espero poder compartilhar esse momento contigo o máximo de vezes que der. Só peço saúde pra nós pra isso ser possível. Obrigado pelo privilégio de ser teu pai. TE AMAMOS!!!

"Lorilorilorilorilorilarilarilarilarilarilarilorilorilorilorilorilori"

7 comentários:

Sheila disse...

Que post mais lindo, Gleydson! Tô aqui me segurando pra não chorar porque tô no trabalho! rsrs

Felicidades ao Liam pelo 1º aninho e felicidades a você e sua esposa!

Beijo.

Camila disse...

O Liam é um fofo e lindo! E o sorrisão dele..ah neeeem!
Esse vai ser o primeiro aninho de muuitos e muuitos que terão pela frente com muita saúde e alegria :) Parabéns Liam!!!

Alice Iankowski disse...

Rsrsrs... Eu não me aguentei como a Sheila... Tô molhando todo o teclado... Lindo post, Gleydson!!! Parabéns pela família maravilhosa, pelo Liam, que é a maior das realizações de vocês! Um abraço enorme e um 2011 maravilhoso!!!!

Sandro e Família disse...

Parabéns pelo primeiro ano do filhão e tenho certeza que o novo ano trará muitas conquistas e felicidades para toda a família.

Feliz 2011 !!!

Di disse...

Que papai babão :) Lindo post!
Parabéns para o Liam! Que ele seja sempre motivo de mta alegria e orgulho pra vcs!

Anônimo disse...

Parabéns mano... Muito show o post...
Tenho o maior orgulho de ser titio do Liam.
Feliz ano novo e fiquem com Deus...
Relson

Ravênia disse...

Parabés, Liam!
Parabéns tb aos pais que venceram o primeiro ano: é maravilhoso mas cansa...rs
E o conselho dos exercícios?! Não tiro uma vírgula.
Bjos