terça-feira, 28 de julho de 2009

O Calor

Nós já comentamos várias vezes que não somos muito fãs de calor.

As pessoas aqui nos perguntam: "Como vocês saíram do Brasil um país quente para vir morar no Canadá? Vocês devem sentir muita falta!"

Eu sempre disse que calor é bom nas férias. Até ser corrigida, muito propriamente diga-se de passagem, pelo Gleydin: "Calor é bom nas férias quando se está na praia." Assim como as pessoas se assustam muito com o frio daqui, também não acreditam no calor que pode fazer no verão. Então resolvi dedicar este poste a ele, O CALOR.

Vancouver tem temporaturas mais amenas que o restante do país, com bem pouca variação. É bem verdade que a média do verão é em torno de 25 graus, mas isto não significa que não faça umas 2 semanas de verão escaldantes. Sorte que pra isto existe ar condicionado.

Esta semana a coisa está muito mais quente do que gostaria, aí vai uma pequena amostra de como as coisas andam por aqui (reparem no "feels like"):



Temperatura em Vancouver via Weather Forecast

Até mais!

sábado, 25 de julho de 2009

Complementando...


Obrigado a todos pelos "parabéns"! Só quero aproveitar pra colorir a postagem da Sílvia a respeito do neném.

Essa é a primeira foto do rebento. É de maio e o bichinho era do tamanho de um amendoim. Que lindo!!! ;-)

Abraços!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

PFF* (1)

Tyler Durden** - É verdade que no verão o pessoal aí anda com máscaras de soldador na rua?

Gleydson - Olha Tyler, isso não é um "fenômeno" exclusivo do verão não. Na verdade algumas pessoas tem verdadeiro horror a sol, ao contrário da maioria que fica babando por cada segundo extra do lado de fora. Então, se o dia estiver claro, só isso basta pra observarmos essas "peculiaridades" pra todo lado. E aquelas "proteções" não são máscaras de soldador não. Rerererere... Na verdade são umas viseiras gigantescas que servem também como uma espécie de óculos escuros. Claro que não deixa de ser engraçado ver umas velhinhas com aquilo na cara. Você fica só esperando aparecer o maçarico. Rerererere... Acho que o guarda-chuva ainda fica melhor.

* PFF = Perguntas Frequentemente Feitas, ou as famosas "FAQ".

** Os nomes foram trocados para preservar a identidade dos envolvidos. :-P

Abraços!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fotos Curiosas (parte 15)


Ninjas only. :-P

Abraços!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Impressões por Silvia

Bom, meu maridinho lindo fala que eu abandonei nosso blog. Ele tem razão.

Faz um tempão que não passo por aqui, ando com muita coisa na cabeça e sem muita paciência para parar e escrever algo. Outra questão é que a rotina se instalou e como escrever no blog não faz parte da minha rotina acabou ficando pra depois.

Vou falar de algo bem mundano. Minhas impressões nestes dois anos de Canadá. O Gleydin já fez a sua bastante abrangente comparação entre os dois países. Nosso amado verdelindo e nosso escolhido Canadá. Minhas impressões serão mais pessoais e poderão aborrecer muita gente. Já me desculpo por antecipação, aos que acompanham o blog desde o começo sabem que minhas intenções sempre foram colocar minhas impressões pessoais. Aos nossos novos leitores, vocês irão notar uma diferença talvez gritante no estilo e abordagem.

Comida

Adoro este tópico, além de ser muito amplo e pessoal, é gostoso. Digo e repito, não tenho problemas com esta criança. ‘Tá certo que abril e maio foram meio sofridos para mim, mas por motivos outros. Tenho a minha panela de pressão pra fazer feijão quando estou com paciência. Sinto falta sim de frituras, do bolinho de bacalhau, bolinho de arroz, bolinho de batata, croquete, pastel... mas todos estes eu sei fazer, só não faço pela danada da cozinha americana. Sempre detestei ficar com a casa cheirando a comida, cado louco com a sua mania.

Confesso que ultimamente estou preferindo comer em casa, fazer uma comidinha simples mesmo do que sair pra comer. Bate aquela vontade de comer um carreteiro, uma galinhada... Isto tudo sei e bem direitinho (perguntem para o Gleydin), mas se não fizer a vontade também passa.

Quanto a qualidade das coisas. Carnes e leites são mais gostosos no Brasil, sem dúvida. Agora descobrimos um leite orgânico e local (caro pra chuchu) mas que é mais gostoso. Descobrimos também um restaurante vietnamita que faz arroz com peixe frito, muito bom, dá até pra enganar.

Falando de frutas a coisa já muda de figura, infelizmente no nosso Brasil o melhor vai para exportação. Credo, como as frutas no Brasil estão feias, não me deu vontade de comer nem maçã quando estava lá. Verdade que na feira em São Paulo as coisas já melhoram muito, mas fiquei lá só 2 dias, então não deu pra matar a saudade ou apagar a má impressão do Sacolão e do Supermercado. Confesso que matei a saudade da banana prata, a única que gosto.

Saúde

Ah! Minha saúde...

Bom, aproveitando a oportunidade de falar sobre saúde vou dar a notícia. Estamos grávidos e saltitantes.

Como sempre falo para o Gleydson, “não sei se a gente dá muita sorte ou o pessoal quer um psicólogo no lugar de um médico” (desculpem a franqueza). Até agora não tenho do que reclamar dos nossos médicos.

Eu sempre fui acostumada a ter um clínico geral no Brasil, então o fato de não me mandarem ou não poder escolher um especialista livremente não me incomoda. Meu médico em Uberlândia já me tratou de picada de inseto, crise de sinusite, infecção respiratória, vômitos, insônia e por aí vai. Quando ele não conseguia resolver o problema ele me mandava para o especialista (ex.: remover minhas amídalas).

Quantas vezes no Brasil já fui em especialista ruim e “genérico” bom, então não reclamo não. Já tive que usar o SUS da pátria amada e, cá entre nós, ainda bem que existe! Mas não dá pra comparar o SUS com o plano de BC (que não é gratuito pra quem pode pagar). Digo ainda bem que existe porque no SUS não se dá aspirina pra paciente de câncer e manda ele pra casa porque ele não tem plano de saúde (coisas que acontecem no nosso vizinho aqui do sul).

Estou fazendo o meu pré-natal aqui. Muito tranquilo. As brasileiras amigas minhas ficam doidas quando eu falo que o padrão aqui é um único ultrassom entre 18 e 20 semanas de gravidez, onde eles já fazem o morfológico. Confesso que eu também estranhei, queria saber se estava tudo bem, se o neném estava se desenvolvendo. Minha médica é brasileira, então ela pediu um ultrassom com 9 semanas pra ver como estavam as coisas e averiguar a idade do até então embrião (agora ele foi promovido, já é feto).

Quanto a impossibilidade de fazer cesariana. As coisas não são bem assim, eles não te dão a opção de cesariana, mas se der qualquer complicação eles abrem e arrancam o bebê lá de dentro mesmo. Temos a opção de um parto 100% natural (acho que não consigo) ou com uso de anestesia, gás do riso, entre outros analgésicos, e isto é escolha da mãe.

Não é como nos EUA, pelo menos não no hospital que eu vou ter o neném. Nada da família inteira assistindo a tu te estribuchar. Mais uma vez a escolha é da mãe, se ela quiser o pai do neném pode estar presente (o que eles aconselham), além do pai, ela pode ter mais um adulto a sua escolha. Digo adulto porque se você tiver outros filhos e quiser que eles participem não há restrição nenhuma, mas repito, a escolha é da mãe (desculpa papai).

No mais graças a Deus somos muito saudáveis, logo nunca tivemos problemas. As chamadas “walk-in clinics” normalmente têm uma espera de 20 a 30 min. Nunca enfrentei mais que isto e sempre fui muito bem atendida.

Idioma

Não tenho problemas com esta criança. Sei que é bem complicado para as pessoas que chegam aqui sem falar nada, mas minha dica é a seguinte: não tenha medo de errar. Errando a gente aprende. Agora estou numa fase de pegar as sutilezas das coisas. Coisas que são certas gramaticalmente mas soam mal pra caramba no ouvido dos nativos.

Outra questão interessante é que o sotaque aqui de Vancouver é bem diferente dos que eu já conheci nos Estados Unidos. É engraçado ver eles não entendendo americano, australiano e britânico, me sinto até bem! kkkk...

Adoro línguas e sempre fui fascinada pelo inglês, ou seja, sem traumas ou reclamações. Diria que melhorando a cada dia. A parte que me deixa um pouco nervosa é filtrar as ligações que vão para o meu chefe. Quando as pessoas chegam a mim muitas vezes já estão estressadas pela recepção ou pelo simples fato de não conseguirem falar direto com ele. Já tive que dar uns esculachos numas figuras, é brabo fazer isto em outra língua, mas acabou dando certo.

Trabalho

Só duas observações:
1. Gosto do meu trabalho; e,
2. Prefiro chefe canadense.

Finaleira

Escolhemos esta cidade para viver e estou feliz com a nossa escolha. A vida pode nos levar para outros lugares, mas me sinto em casa. Quando vou ao Brasil tenho muita vontade de voltar para a casa (nosso apartamentozinho), aqui me sinto feliz e aceita.

Estou construindo boas amizades e morro de saudades das que ficaram no Brasil. A família vai ser meu calcanhar de Aquiles eterno, não dá pra não sentir falta e lamentar a distância de vez em quando. A saudade aperta tanto que até doi, mas só fazer minha mãe aprender a usar o computador já valeu a pena a mudança.

Trazer nosso neném ao mundo sem apoio próximo assusta, mas também não apavora. Ou sou doida ou muito tranquila mesmo, não acho que seria muito diferente se estivéssemos no Brasil, afinal nunca moramos próximos aos nossos pais. Sempre fui da opinião que quem tem que cuidar de filho é pai e mãe, aqui apenas não teremos outra escolha.

Uma pergunta que ouço muito: "Tu vais ter o teu filho no Brasil ou no Canadá?" Gente, não tem nem que perguntar. Minha vida é aqui. Além de eu ter que me acostumar com as coisas como elas são aqui tem o fato de que a criança adquire dupla nacionalidade imediata. Se nascer no Brasil, tem que passar por todo o processo de imigração, já que não somos cidadãos canadenses.

Até a próxima só Deus sabe quando.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Canadá x Brasil ou Brasil x Canadá (ano II)

Quero manter pelo menos essa tradição blogal... Ano passado teve também, pra quem quiser comparar. Já vão quase 3 anos, eu sei, mas antes tarde que mais tarde. :-P

Trabalho

Depois de quase 2 anos de empresa, carteira assinada e tudo mais, não tenho absolutamente nada do que reclamar. Momentos de tédio e excesso vão existir em qualquer lugar. Os excessos aqui são raríssimos, devo mencionar. E, apesar da baixada que deu na receita da maioria das empresas da América do Norte no geral, nossa empresa tomou medidas muito bacanas pra evitar aquelas demissões em massa. Essa é fácil:

Brasil 0 x 1 Canadá

$$$ (e/ou Bancos)

Em termos de grana, números, incrivelmente eu ganho MENOS no Canadá. Mas, como costumo repetir e repetir, prefiro ganhar 1.000 aqui que 2.000 no Brasil; o capim canadense tem maior poder de fogo; certeza de muito mais diversão com menos. Reitero: estamos falando em termos de números! Nada de conversão.

Bancos? Continuo evitando, mas das vezes que precisamos ter um atendimento mais pessoal, foi mole mole. Nossa gerente é uma excelente profissional, sempre confere com a gente se precisamos de alguma coisa. Quando é que o gerente do seu banco ligou na sua casa pelo última vez no Brasil? 'Tá, se você tem 1 milhãozinho pelo menos na conta, pode ser que tenha tratamento diferenciado. Definitivamente (ENFATIZO!!!) não é nosso caso. Rererererere... Mais um golzinho:

Brasil 0 x 2 Canadá

Dia-a-dia

Tranquilidade! Sem trema! :-) Liberdade, segurança. Você tem a certeza que o imposto que 'tá pagando 'tá sendo investido. E olha que aqui o troço é progressivo! Quanto mais se ganha, mais se paga. Retido na fonte que nem no Verdelindo. Rerererere... Devo informar-lhes que nunca paguei esses valores com tanto gosto!

Falando em violência, apesar de uma guerrinha de gangues que rolou aqui no começo do ano, a área metropolitana de Vancouver continua anoz-luz à frente de qualquer cidade de mesmo porte do Brasil:

Brasil 0 x 3 Canadá

Comida

Isso é pessoal demais, né? Difícil comparar gostos, temperos e sensações de um assunto tão vasto. Ainda mais quando se está disposto a experimentar o que vier pela frente. Recentemente estivemos no Brasil e devo confessar que só sinto falta de todas as guloseimas assim que ponho o olho nelas: coxinha, mandioca frita, churrasquinho da rua, pão na chapa da padaria, etc, etc e etc. Se tenho vontade de comer isso em Vancouver? Desde que não esteja na minha frente, não! Rerererere... Gol pra cada lado:

Brasil 1 x 4 Canadá

Trânsito

Trânsito? Onde? :-) Moramos no miolo da cidade, pra começar. Não temos carro por opção e não pretendemos ter tão cedo; quando queremos dar uma escapulida, alugamos que fica bem mais barato.

Fecha a cortina!

Abre a cortina!

Nessa nossa ida ao Brasil, meu Deus... Como o pessoal é dependente de carro!!! Mas não é porque não queiram usar o transporte coletivo, é porque é muito precário mesmo! Viver em uma cidade que nem Uberlândia, sem carro, é um pé no saco. Tem que tirar o chapéu pr'aqueles que se aventuram nos ônibus todos os dias por lá. AFFF...

Fecha a cortina!

Uma conclusão besta: não importa que trânsito você está, sempre tem os nervosinhos por qualquer besteira, impressionante. O cara demora 1.32 segundo pra arrancar no sinal verde e já leva um buzinaço. Bem, aumentando a goleada:

Brasil 1 x 5 Canadá

TV (Programação)

Continuamos sem TV. E sinceramente não sentimos falta... 'Tá fazendo até bem. Tenho mais tempo pra jogar videogame! Rererererere... O futebolzinho? Sim!!! Tem umas boas almas interneteiras que transmitem praticamente todos os jogos que quiser. Agora sim é que não sinto falta alguma de televisão e sua programação. Continuamos baixando nossas séries favoritas, pegando filmes na biblioteca e indo ao cinema. Então, não fede e nem cheira:

Brasil 1 x 5 Canadá

Sistema de Saúde

Saúde é "de graça" no Canadá? Obviamente não. 'Tá embutido naquele din-din retido todo mês lá no holerite. Mas no Brasil funciona exatamente do mesmo jeito, né? Pois é... Só que você tem que pagar um por fora se quiser um tratamento mais decente; olha só... Aqui na nossa província TAMBÉM tem que pagar um extra. Hmmm...

Graças a Deus somos pessoas saudáveis; o que geralmente o pessoal reclama é do atendimento. Devo dizer que nunca fomos mal atendidos aqui, muito pelo contrário. Já no Brasil, muito médico fica fazendo cara feia porque recebe uma merreca dos planos de saúde, reservando até horários especiais pra quem é conveniado.

Existem todos os tipos de experiências, mas uma coisa é certa: no Canadá, o governador da província, o primeiro ministro, o atendente do 7/11 e o CEO da minha empresa vão frequentar (sem trema) exatamente os mesmos hospitais e clínicas. Se isso não é uma baita vantagem, para (sem acento) que eu quero descer.

Brasil 1 x 6 Canadá

Política

Esse assunto vai loooooooooooooonge... Nem vou ficar chovendo no molhado. Todo dia temos uma "novidade" dessas dos nossos representantes brasileiros... O Canadá não 'tá livre disso não; um dos ex-primeiros ministros 'tava na berlinda um dia desses se explicando porque é que tinha embolsado um qualquer de um lobista. Enfim, política é política e vice-versa:

Brasil 2 x 7 Canadá

Família/Amigos

É... Eles continuam sendo o tendão de aquiles de morar longe; a gente na verdade já morava longe (São Paulo e Porto Alegre antes), mas agora 'tá bem mais longe. :-P Se quiser dar "um pulinho" nas Minas Gerais pra ver os queridos, precisa de pelo menos 4 dias só pra deslocamento. Vem pra cá, gente!!! Apesar que a nossa vida social 'tá cada vez mais agitada; fizemos ainda mais bons amigos nesse ano que passou, graças a Deus, mas o "grosso" ficou mesmo pra trás:

Brasil 3 x 7 Canadá

Clima

Sol nunca foi a minha, digo, passar calor na rua naquela hora de ir trabalhar, sabe? Pegar o busão do lado da janela que 'tá batendo sol, 9:00 da madrugada, parado no trânsito... Não dá! Pra mim calor = férias e só. Até aqui quando chega na casa dos 30 e poucos graus eu já fico bufando. Isso é uma raridade, diga-se de passagem. :-))) Como é bom um friozinho... Ai, ai... Para a MINHA alegria geral da nação.

Brasil 3 x 8 Canadá

Idioma

O inglês vai entranhando cada vez mais na veia, as respostas já vem no "clique". Dificuldades ao telefone já são mínimas, dependendo mais agora só da qualidade da ligação mesmo. :-))) Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, outrossim, não obstante, o português é presença quase constante na hora de maquinar as coisas mais complexas e os detalhes. Ainda! Olha que pra contar de vez em quando o inglês já 'tá "pulando" na frente! Rerererererere...

Brasil 4 x 8 Canadá

Serviços Públicos

Todo mundo 'tá careca de saber e ler que o Brasil precisa de uma desburocratização urgente! A Receita Federal brasileira é o melhor exemplo disso. Imagina vocês hoje preenchendo aquele troço à caneta e mandando via correio? Imagina quem tem que conferir aquilo? PQP! Não dá!!! Mas nosso órgão federal ainda é uma exceção, digno de citação como excelente exemplo. Agora você imagina tudo funcionando que nem a Receita Federal brasileira:

Brasil 4 x 9 Canadá

Praticamente o mesmo placar do ano passado. Um gol a menos pro Brasil somente no quesito "Sistema de Saúde". Uma pequena alteração no item "$$$ (ou Bancos)" que passei pra "$$$ (e/ou Bancos)". Também não quis aumentar os itens dessa vez. E o C.a.n.a.d.i.a.n.d.o. continua sendo a referência primária. ;-)

O que mudou na opinião? Quase que nada, eu acho. O Canadá continua sendo a nossa casa e é isso. Brasil, só a passeio. Nada pessoal, OK? Continuo amando nosso Verdelindo também. A raiz é muito forte.

Abraços!

Oui, nous avons!

Filme brasileiro no cinema em Vancouver!!! ÊBA!!! Hoje mesmo vimos "Verônica", filme com Andréa Beltrão que, como diz a Sílvia, não envelhece. O mesmo pro Marco Ricca. :-) 8/10. Caprichadinho o filme. Podem conferir.

Capricharam também no cinema, colocando umas proteções verde-amarelas em todas as cadeiras:

No vídeo que promove o Verdelindo, temos Iguaçu, Rio de Janeiro (claro!), Salvador, alguma cidade histórica de MG e alguma praia nordestina. Curti a iniciativa. Vamos vender o que há de melhor nesse Brasilzão, gente!!! "Brasil: Sensational!"

Vancouver 2nd Brazilian Film Festival - prestigiem!

Abraços!

domingo, 5 de julho de 2009

Fotos Curiosas (parte 14)


Peraí... Agora virou lei enfiar aquilo no cachorro?!?
Mas o pior é que ele até abaixa pra contribuir com o ato. Eu hein! Rerererere...

Abraços!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Mais Canada Day

Oi! Tem bastante tempo que não colocamos umas fotinhas no ar. Aproveitando o espetacular dia de sol que foi o 01/07, lá vai: passeio na beira-mar pra relaxar (MAIS!!!):



Pausa pro lanche(?). Essa bomba de chocolate 'tava sensacional!!! Abriram uma "boulangerie" perto da nossa casa que faz maravilhas com massas:

O lado bom da crise: esse jardim é resultado de uma construção que era pra ser. Os caras então cederam o espaço pra comunidade. Tem até milho plantado! Esquina da Davie com a Burrard, um dos lugares mais bizarramente caros da cidade:

Já na Granville Island, pausa pro lanche da Sílvia agora:

Festival de Jazz na faixa:

Andando e andando... E a bandeira tremulando. 'Tava um vento terrível.


Ela apareceu tímida ainda naquela hora da tarde:

As casinhas flutuantes do False Creek, estilo Amsterdam... Mora mal esse pessoal, viu!

Essas plantinhas parecem dentes-de-leão, mas são verdes e parecem a nossa mamona... Inutilidades! :-P

E que jeito melhor de se acabar o dia? Com capoeira do Mestre Barrãozinho, claro! Bem canadense! Rerererere:

Abraços!